Tempo

Sexta-feira Santa é marcada por geada e temperatura perto de 0°C no Sul

Em Urupema, na Serra Catarinense, os termômetros marcaram 1,9 °C às 5h desta sexta; a gedada atingiu cidades do Vale do Caminho da Neve; veja fotos

Foto: Mycchel Legnahi / São Joaquim Online

O feriado da Sexta-feira da Paixão começou com clima europeu na Serra Catarinense, na localidde conhecda como Vale do Caminho da Neve, em São Joaquim. A massa de ar polar que atingiu a região fez com que a temperatura baixasse para cerca de 5°C, formando uma camada fina de gelo.

Em Urupema, também na região, os termômetros marcaram 1,9° C pouco antes do amanhecer. As cidades de São Joaquim e Urupema são conhecidas por serem as mias frias do Brasil, e já passaram por cinco geadas em 2021.

geada
Foto: Mycchel Legnahi / São Joaquim Online

Abaixo, as cidades que atingiram temperaturas abaixo dos 11 °C:

1,9 Urupema**
2,4 B.Jardim*
2,8 S.Joaquim*
3,1 Urubici**
3,7 Vargem Bonita*
4,7 Lebon Régis*
5,1 Fraiburgo**
5,9 Painel/G.Hugen
6,2 Água Doce*
7,1 Rio Rufino**
7,8 Bom Retiro**
8,6 Maravilha**
8,7 Joinville/serra/DSoares
8,8 Garuva/serra/DSaores
9,1 Curitibanos/UFSC**
9,2 Monte Castelo**
9,5 Papanduva**
9,6 São Bento do Sul**
9,7 Frei Rogério**
9,9 Lages/Inmet
10,0 Campo Belo do Sul**
10,3 Rio Negrinho**
10,5 Ponte Alta do Norte**
10,5 Itaiópolis/F.Backendorf
10,6 Major Vieira**
10,8 Vargem**
10,8 Santa Cecília**
10,8 Vidal Ramos/C.G
10,9 Leoberto Leal**
10,9 Palmeira**
10,9 Tangará**
15,8 Florianópolis**

*Fernando Keiser
**Epagri

geada
Foto: Mycchel Legnahi / São Joaquim Online

Previsão do tempo para o fim de semana

Sábado, 3

Sul

O tempo fica firme em grande parte do Sul, com exceção de áreas litorâneas. Entre o litoral norte gaúcho até o litoral paranaense, a chuva segue mais volumosa, com risco para transtornos pontuais, como alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco.

Já não tem mar agitado ou ressacas e o frio da manhã diminui em relação aos dias anteriores. Mesmo assim, as mínimas ficam próximas aos 10°C nas áreas de Serra.

Importante cidade do agro em Goiás deve ter apenas 14 milímetros de chuva em abril
Sudeste
Tempo aberto, ensolarado e com maior amplitude térmica em São Paulo, Rio de Janeiro e oeste e sul de Minas Gerais. A umidade relativa do ar também cai um pouco mais. Por outro lado, a chuva prossegue no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Os acumulados diminuem no ES em relação aos dias anteriores, mais a chuva ainda deve ocorrer a qualquer momento do dia e com risco para trovoadas. Os ventos mudam de direção e passam a soprar também do quadrante sul, o que diminui as temperaturas no estado.

Centro-Oeste

Grande variação de nuvens sobre o Centro-Oeste, mas a chuva segue concentrada em áreas entre o norte goiano até o centro e norte de Mato Grosso. No noroeste de Mato Grosso e no nordeste de Goiás, a chuva ocorre de forma mais volumosa e há risco para temporais, com risco de queda de granizo. O calor segue predominando na região.

Nordeste

As condições de tempo praticamente não mudam no Nordeste, com destaque para as áreas de chuva da costa norte e também distribuídas pela Bahia. No sul baiano os acumulados seguem elevados, por conta ainda da atuação do sistema frontal. No litoral sul, a chuva alterna com períodos de muita nebulosidade, com chance de chuva a qualquer momento do dia.

Norte

Volumes mais expressivos de chuva são esperados para o oeste e centro do Amazonas a também no Acre, norte de Rondônia e sudoeste do Pará. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue provocando acumulados elevados entre o norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas da região, a chuva diminui em relação aos dias anteriores.

Domingo, 4

Sul

A região Sul do país segue sob influência de uma massa de ar mais frio e seco, o que mantém o tempo firme em boa parte da região. Apenas na faixa litorânea é que a circulação dos ventos ainda favorece a ocorrência de chuva, a qualquer momento do dia. Maiores acumulados agora são esperados somente para o litoral paranaense.

Entre a parte da tarde e noite, uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina, devem provocar pancadas isoladas de chuva entre o noroeste gaúcho, com risco para trovoadas. Demais áreas com tempo firme e mais uma vez o dia tem grande amplitude térmica.

Sudeste

Domingo sem grandes mudanças na região em relação aos dias anteriores. A chuva persiste entre a faixa leste paulista, inclusive na capital, com maiores volumes no litoral sul do estado. Entre o Rio de Janeiro, sul de Minas, Zona da Mata e metade norte mineiro, também chove de forma isolada. Nas demais áreas de São Paulo e na metade sul de Minas o tempo firme segue predominando.

Centro-Oeste

O tempo firme persiste entre Mato Grosso do Sul, metade sul de Goiás e sudeste de Mato Grosso, incluindo as capitais dos três estados. Por outro lado, a chuva forte persiste entre o norte de Goiás e Mato Grosso, mais uma vez com risco para temporais, como rajadas de vento de moderada a forte intensidade e eventual queda de granizo.

Nordeste

As instabilidades começam a perder força entre a Bahia, com o afastamento da frente fria pelo oceano, e o tempo firme aos poucos volta a predominar no norte baiano. Nas áreas entre o Maranhão e o Piauí, os acumulados diminuem em relação aos dias anteriores, porém ainda com risco de temporais isolados na região.

Norte

Os acumulados de chuva voltam a aumentar no Amazonas e também em Roraima. Segue chovendo de forma volumosa entre o Acre, Rondônia, Amazonas, leste do Pará e Amapá. Atenção para o risco de fortes temporais, especialmente entre o Tocantins, Rondônia e Acre.