Soja

Soja: classificador de grãos é preso por participar de furto de 50 toneladas

O suspeito, de 22 anos, contou à Polícia Civil de Mato Grosso que estava prestando serviços à fazenda de onde a carga saiu

A Delegacia de Polícia Civil de Sorriso (MT) prendeu, em flagrante, duas pessoas e recuperou uma carga de 50 toneladas de soja, nesta segunda-feira, 26.

Chegou à Polícia Civil uma denúncia sobre uma carga que teria sido desviada de uma propriedade, e os agentes foram checar a informação. Os investigadores monitoraram a carreta semirreboque que saiu da propriedade em Ipiranga do Norte carregada com mais de 49 mil quilos de soja.

O motorista do veículo parou em um trecho da estrada e os policiais o abordaram e solicitaram a nota fiscal da carga. O homem de 50 anos apresentou uma nota fiscal falsa de outra carreta e carga distinta, que não era compatível com a carreta que ele conduzia.

O caminhoneiro confessou que era apenas para ludibriar, caso fosse abordado. Ele informou ainda que a empreitada já estava combinada com uma pessoa que trabalha como classificador de grãos em uma empresa de Sorriso. O suspeito disse ainda que iria receber R$ 5 mil para participar do esquema de furto da carga.

O motorista da carreta disse também que foi instruído a levar a carga até Sorriso, mas que não sabia o local onde seria realizada a descarga. Segundo ele, uma pessoa entraria em contato.

Envolvimento de classificador de grãos no furto de soja

Já o rapaz de 22 anos informou aos investigadores que trabalha como classificador de grãos para uma empresa de Sorriso há mais de um ano e que no momento prestava serviços na fazenda em Ipiranga do Norte.

Ele declarou ainda que fez contato com uma terceira pessoa para que liberasse uma carga de soja com peso aproximado de 50 toneladas, mas com nota fiscal de outra carga que já havia sido carregada anteriormente na fazenda para um grupo de agronegócio.

Os dois suspeitos declararam ainda que o valor da venda soja furtada seria dividido entre eles três. A Polícia Civil de Sorriso trabalha para identificar e localizar o outro envolvido citado pelos dois suspeitos. Os dois foram autuados em flagrante por furto qualificado e associação criminosa.