Diversos

Soja e milho vão continuar impulsionando safra de grãos pelos próximos 10 anos

Segundo estudo do Ministério da Agricultura, o Brasil pode aumentar em 71 milhões de toneladas a produção de grãos até 2030/31

O Brasil pode aumentar em 71 milhões de toneladas a produção de grãos nos próximos dez anos. Com isso, a safra poderá atingir 333,1 milhões de t em 2030/31.

Em relação ao que o país produziu na temporada de 2020/2021 (cerca de 262 milhões de toneladas, dado mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab), encerrada no mês passado, o acréscimo representa alta de 27,1%, a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano.

Soja, milho de segunda safra e algodão devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos, mostram os números são do estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2020/21 a 2030/31”, realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Sire/Embrapa) e pelo Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UnB).

Conforme o estudo, o mercado interno, as exportações e os ganhos de produtividade, deverão ser os principais fatores de crescimento na próxima década. O avanço de inovações deve continuar permeando as atividades no campo, pois há grande atrativo para novas tecnologias.