Empresa promete traçado da Norte-Sul para junho

Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) vai revelar por onde trilhos passarão no trecho sul, entre Panorama (SP) e Rio Grande (RS)O traçado do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul deve ser conhecido no mês de junho. A informação chegou através de um ofício encaminhado pela Valec Engenharia ao deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). A conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está prevista para os próximos dias.

Fonte: Divulgação/ Valec

Com isso, será possível saber por quais municípios a ferrovia vai cruzar, no trecho compreendido entre Panorama (SP) e o porto de Rio Grande (RS), após atrasos no estudo de viabilidade.

• Transnordestina: governo dá suspensão de tributos

–Temos aí pelos menos três anos de atraso desde que conseguimos inlcuir a obra no PAC. Passado tudo isso, agora temos um prazo bastante imediato. Mês que vem teremos a condição de saber por onde passará essa obra – destaca Goergen.

A definição do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul levou em conta aspectos como a demanda econômica, o fluxo de caminhões e a geografia do solo, tendo em vista o menor custo logístico de transporte e o incremento do volume de cargas. O levantamento apontará a alternativa de traçado mais viável, inclusive os ramais de ligação.