Terminal em SC é considerado de utilidade pública

Decreto assinado pela presidente Dilma facilitará instalação de estrutura para exportação de granéisA presidente da República, Dilma Rousseff, declarou que a construção do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), na Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul, Santa Catarina, é uma obra de utilidade pública, autorizando o desmatamento de áreas de vegetação da Mata Atlântica. 

Fonte: Imprensa/ GEPR

Segundo o decreto publicado na edição desta sexta, dia 5, no Diário Oficial da União, o terminal representa uma obra de infraestrutura de interesse nacional na área de transporte, o que permite o desmatamento de áreas protegidas.

• Veja também: Dilma deve anunciar plano logístico na semana que vem

Em setembro do ano passado, o ministro-chefe da Secretaria de Portos, César Borges, assinou um contrato autorizando a instalação do Terminal de Uso Privado (TUP) do TGSC, que será voltado à exportação de granéis vegetais, como soja e farelo de soja e milho. A expectativa de movimentação é de seis milhões de toneladas por ano com investimento de R$ 419 milhões.

À época, o ministro disse que a obra faz parte dos planos do governo federal em modernizar os portos, para facilitar as exportações.