Pecuária

Exército da Suíça testa socorrer cavalos feridos usando helicópteros

Em parceria com médicos veterinários da Universidade de Zurique, a Força Aérea içou alguns animais para testar inclinação e velocidade de transporte

A Força Aérea da Suíça realizou nesta sexta-feira, 9, um teste que chamou atenção: um cavalo foi içado por um helicóptero militar e transportado por uma distância considerável. A ideia era saber se a técnica pode ser utilizada para transferir animais feridos mais rapidamente a um hospital veterinário.

Foto: VBS/DDPS/Sam Bosshard

“O objetivo é levá-lo a um hospital veterinário ou clínica de cavalos em no máximo quatro horas”, diz o coronel Stéphane Montavon, chefe do serviço veterinário do exército.

De acordo com o site do exército suíço, os experimentos foram realizados em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade de Zurique. São testadas cordas de suspensão de diferentes comprimentos e redes especiais.

cavalo içado helicopetero 2
Foto: VBS/DDPS/Sam Bosshard

O primeiro animal teve o corpo quase completamente coberto por uma roupa especial, que também tapou seus olhos, provavelmente para que ele não entrasse em pânico no trajeto. E a estratégia parece ter funcionado, já que, apesar de balançar com o vento, o cavalo não demonstrou agitação.

cavalo içado helicopetero 2
Foto: VBS/DDPS/Sam Bosshard

“Estou transportando um animal vivo. Eu tenho que levantá-lo bem no início e, em seguida, colocá-lo com cuidado novamente”, salienta o piloto Major Marco Gerig.

Foto: VBS/DDPS/Sam Bosshard

Depois de alguns minutos, o equídeo pousou em segurança, e o experimento foi para a fase dois: três cavalos foram içados por um helicóptero Super Puma. Desta vez, os animais usavam também botas protetoras.

Os esforços da Suíça para resgatar cavalos são reconhecidos internacionalmente, diz o diretor de cirurgia equina da Universidade de Zurique, Anton Fürst. Ele está feliz com os voos de teste e com o apoio do exército. “Estamos convencidos de que podemos dar uma contribuição importante para o resgate aéreo por meio dessas investigações”.

cavalo içado helicopetero 2
Foto: VBS/DDPS/Sam Bosshard

“Aprendemos muito”, diz Montavon, “então fomos capazes de determinar a inclinação ideal e sabemos que não devemos voar a mais de 130 km/h”. Ele também está satisfeito com a experiência: “Tudo saiu como planejado”. O exército está pronto para resgatar cavalos necessitados por helicóptero, se necessário.