Diversos

Tecnologia permite cultivo de lavouras no deserto economizando até 80% de água

Desenvolvida nos Emirados Árabes, a tecnologia conhecida como areia mágica proporciona retenção de água e nutrientes nas raízes das plantas

O cultivo de lavouras em desertos abre novas possibilidades para atender a demanda crescente por alimentos em novas áreas para agricultura e pecuária. Sem contar os continentes gelados, o planeta tem 16 milhões de km² de desertos em diversos ambientes, uma área que equivale ao dobro do tamanho do Brasil.

Com todo esse espaço quase dobraria a área agricultável em todo o mundo, que hoje é de 18 milhões de km² e poderia resolver com sobras a demanda por alimentos, fibras e combustível a nível global.

Nesse sentido já existem algumas iniciativas que buscam viabilizar esse processo. Uma tecnologia desenvolvida nos Emirados Árabes, conhecida como areia mágica, é composta por produtos que transforam a areia em retentores de água e nutrientes, em torno das raízes, permitindo ainda a circulação do ar.

A tecnologia ainda permite a economia de até 80% da água e já foi testada em desertos da China, Emirados Árabes e Estados Unidos.

A China, aliás, vem desenvolvendo métodos para cultivo em solos mais secos. Recentemente o país asiático ampliou o seu plano de manipulação climática, para a produção de chuvas artificiais. Além disso, os chineses ainda trabalham em no cultivo de uma variedade de arroz rústico. A planta que tem 7 mil anos gerou uma safra que pode ser plantada em desertos localizados na região norte do país.