Diversos

Tempo: regiões produtoras podem ficar até dois meses sem chuvas

Pelos próximos cinco dias, o tempo com chuva será observado apenas no extremo Norte e em áreas do leste do Nordeste

Apesar do aumento de nebulosidade no Centro e Sul, o tempo segue seco em grande parte do país. As chuvas são esperadas apenas para o extremo Norte, áreas do litoral do Nordeste e algumas regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo a previsão do tempo, a tendência para a chuva não muda para os próximos cinco dias.

Será apenas a partir do dia 10 de agosto que as precipitações retornam ao Sul do Brasil. No entanto, serão baixos acumulados que não avançam para áreas centrais do país.

Sem chuvas em grande parte da região central, o destaque vai para a temperatura, que fica próxima dos 40°C. O tempo firme favorece o andamento da colheita de algumas culturas como citros milho, café e cana-de-açúcar.

Em áreas de milho de Guarapuava (PR), não há previsão de chuva até o dia 25 de agosto e as temperaturas sobem a partir da próxima semana.

Em Ourinhos (SP), as lavouras de citros devem seguir sem chuvas neste mês. O mesmo cenário é previsto para áreas de café de Guaxupé (MG). Por lá, as temperaturas seguem baixas nesta semana, mas devem ganhar força a partir da semana que vem.

Em Primavera do Leste (MT), outra importante região produtora, não há previsão de chuva para agosto e setembro. As precipitações retornam apenas em outubro e o volume acumulado deve chegar a 120 mm no mês.