Tempo

Clima: temporais devem persistir em grande parte do Brasil nesta quinta; confira

No Sul, áreas de instabilidade seguem atuando, mantendo a condição para chuva em boa parte do Paraná e Santa Catarina

Sul 

Áreas de instabilidade seguem atuando na região Sul, mantendo a condição para chuva em boa parte do Paraná e Santa Catarina, mas desta vez de forma mais pontual e pouco volumosa. Somente no oeste de ambos os estados o tempo firme volta a predominar.

Na faixa leste do Rio Grande do Sul, os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa mantém a condição para chuva fraca e garoa entre a Serra, Litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre e setor sul. Nas demais áreas, não há previsão de chuva. Temperaturas seguem amenas.

Sudeste

Uma frente fria avança e a chuva persiste nos quatro estados da região Sudeste do Brasil nesta quinta-feira, 19, com destaque para a Zona da Mata de Minas Gerais e Espírito Santo, onde serão observados os maiores acumulados.

Chuva intensa é esperada também no litoral paulista, Região Metropolitana de São Paulo e capital, onde os acumulados serão bastante elevados.

Segue o alerta para fortes temporais e risco de transtornos nestas áreas, como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios. Nas demais regiões, apesar de volumes mais baixos se comparados ao dia anterior, segue a condição para temporais isolados e rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade. Temperaturas seguem amenas.

Centro-Oeste

Os temporais avançam em direção ao Mato Grosso e Goiás, onde novamente há risco para chuva forte e temporais. Já no Mato Grosso do Sul a chuva perde intensidade, e caso ocorra é somente no extremo norte e leste do estado, enquanto nas demais áreas o tempo firme volta a predominar. As temperaturas seguem em declínio.

Nordeste

A quinta-feira a chuva começa a ganhar espaço na região Nordeste, após um longo período sem chuva. Há previsão para pancadas isoladas de chuva em boa parte da Região, que já trazem certo alívio ao ar seco e quente que têm predominado nas últimas semanas.

Destaque para o oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, onde os volumes tendem a ser mais elevados. O tempo firme se limita somente ao interior do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde por enquanto, não há previsão de chuva. As rajadas de vento ganham força no litoral sul da Bahia.

Norte 

Uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica ainda mais a chuva no norte do Amapá a partir de quinta-feira, onde os volumes serão mais elevados e não se descarta o risco de transtornos. Chuva mais expressiva também ocorre no Tocantins, devido à áreas de instabilidade que atuam em médios níveis da atmosfera e favorecem a formação de nuvens carregadas.

Nas demais áreas da Região, pouca coisa muda, o tempo abafado predomina e a chuva ocorre preferencialmente no período da tarde, na forma de temporais.