Tempo

Apesar das chuvas, incêndios se espalham por Mato Grosso e Roraima

No estado da região Norte o solo está seco e a temperatura segue elevada

Mesmo com as chuvas que paralisaram as atividades de campo, Mato Grosso e Pará são os estados com maior área com incêndios florestais entre janeiro e fevereiro deste ano, com 90 mil e 71 mil hectares, respectivamente.

+ 6 impactos das mudanças climáticas no agronegócio

Os dados são do Monitor do Fogo do Map Biomas, que contabiliza os efeitos de incêndios florestais sobre o território nacional a partir de imagens de satélite.

Em Mato Grosso, a situação prossegue neste mês. Na parcial de março, o estado do Centro-Oeste já contabiliza 353 focos de incêndio. No ano, o número já está em 1.108.

Com a contabilização levando em consideração a parcial de março, outro estado da região Norte passou o Pará e assumiu a segunda posição no ranking: Roraima. São 396 registros de queimadas no mês — 888 no acumulado do ano. Por lá, o solo está seco e a temperatura segue elevada.

Neste sentido, o município de Caracaraí, justamente em Roraima, é o líder no Brasil em focos de incêndio registrados desde o início do ano. Já foram 126 casos registrados.

Chuvas pouco expressivas em Roraima

Verão - calor - sol
Foto: Pixabay

De 24 a 29 de março, a situação de tempo seco deve permanecer em Roraima. No período, deve chover de forma pouco expressiva no estado. A meteorologia aponta, por ora, para acumulados inferiores a 35 milímetros para o período.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.