Tempo

Áreas atingidas por ciclone sofrerão com temporais na semana que vem

O frio intenso que causou geada no Sul do país dá lugar à chuva, que chega junto de um novo ciclone; confira a previsão do tempo

As baixas temperaturas na manhã desta sexta-feira, 3, provocaram geadas nos três estados do Sul. No Morro da Igreja, na serra catarinense, os termômetros chegaram a -3 ºC. Em Lagoa Vermelha (RS), as mínimas bateram -2 ºC.

Por sorte, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, áreas produtoras de café, laranja, cana-de-açúcar e milho não foram afetadas. Além, disso o ar polar deve perder forças neste fim de semana, com a chuva voltando a partir do domingo, 5.

“As mínimas ficarão acima de 10 ºC em boa parte do Centro-Sul, sem a menor possibilidade de geada. Em Palotina (PR), que marcou 1 ºC nesta sexta-feira, terá mínima de 7 ºC só no começo de agosto”, diz.

A meteorologista afirma que ao longo deste mês, dificilmente teremos uma massa de ar polar capaz de derrubar as temperaturas de maneira tão expressiva quanto esta última.

Mas se o frio deixa de ser preocupação no Sul, os temporais tomam a atenção. “Teremos um novo ciclone na semana que vem. Não dá para dizer se será um ciclone bomba, mas dá para dizer que áreas bastante castigadas sofrerão novamente com transtornos por conta da chuvarada, principalmente de terça para quarta-feira, que será quando teremos temporais, ventania e descargas elétricas”, diz. A previsão indica mais de 50 milímetros do norte do Rio Grande do Sul ao Paraná.