Tempo

Milho: sem chuva há 2 meses, algumas áreas ainda terão 15 dias de seca

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva mais significativa só deve chegar ao Brasil central nos últimos dias de maio

Áreas do Brasil central que estão há mais de dois meses sob estiagem devem continuar assim por, pelo menos, mais 15 dias. Acontece que a previsão do tempo só indica chuva agrícola a partir do dia 27 de maio. Em Maracaju (MS), por exemplo, até pode chover 8 milímetros entre esta quarta e quinta-feira. Porém, depois disso, o tempo volta a firmar.

“Na retaguarda da frente fria vem uma massa de ar seco e frio. O tempo seca, e só no fim do mês de maio existe possibilidade de chuva, chegando a 30 mm, mas só a partir de 27 de maio. Então ainda abre mais 15 dias de tempo firme, sendo que a chuva de hoje é muito fraca”, pontua a meteorologista Desirée Brandt.

A seca atormenta produtores no noroeste do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e metade sul de Mato Grosso, as principais áreas produtoras de milho segunda safra. A umidade está em 30%, o que é considerado alarmante, ou até abaixo desse índice em alguns pontos.

Na próxima semana, o tempo seca de novo e a chuva fica concentrada na região Norte do país. O Sul até pode ter precipitação, mas fraca e perto da fronteira com o Uruguai.

Desirée Brandt afirma que a situação atual não é anormal, já que o outono costuma ser mais seco. “O problema é que neste ano a chuva acabou mais cedo”, diz.