Tempo

Atraso no plantio do milho: clima não deve trazer preocupação

Segundo a meteorologia, não há nenhum indicativo de antecipação dos períodos de frio, que prejudicariam a planta em sua fase inicial de desenvolvimento

Para a safra 2020 de milho, o principal problema está associado ao calendário de plantio atrasado em função das chuvas que não se consolidaram logo no início da primavera. A irregularidade atrasou a instalação da safra de soja 2019/2020 e, consequentemente, irá empurrar o plantio do milho um pouco mais para frente.

Mesmo com estes atrasos, o cenário é favorável para a safra de milho, pois não há nenhum indicativo de antecipação de frio que prejudique a planta em sua fase inicial de desenvolvimento.

“Ao que tudo indica teremos um outono neutro. O risco é maior só para quem plantar muito fora da janela, aqueles que chegarem em junho com o milho na fase leitosa, mais suscetível às geadas”, diz Paulo Etchichury, da Somar.

Segundo ele, mesmo assim os problemas serão parciais em Mato Grosso do Sul e principalmente no Paraná, onde há mais atuação das massas de ar de origem polar.

Para Mato Grosso e Goiás, estados onde grande parte da safra de verão foi plantada dentro da janela ideal, o risco das lavouras se prejudicarem com a diminuição da chuva em maio também é muito pequeno.

“A chuva não deve atrapalhar mais uma expectativa de uma safra recorde, o que vai deixar os preços do milho bem baixos”, finaliza Paulo.