Tempo

Tendência é de aumento de calor e falta de umidade no Sul nos próximos dias

Temporais com maiores volumes continuam concentrados na faixa norte do Brasil

Um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico está mudando a posição dos ventos em altitude, o que deixa as chuvas concentradas na Argentina e desvia as frentes frias do Brasil, mantendo o calor. Dessa forma, a tendência é de aumento das temperaturas ao longo dos próximos dias, sobretudo na região Sul, onde os termômetros novamente beiram os 40 °C.

Essa situação agrava ainda mais as condições das lavouras de milho e soja do Centro-Sul do país. As temperaturas seguem altas também no Sudeste e no Centro-Oeste, apesar da chuva que ocorre devido à combinação de calor e umidade.

Nesta sexta-feira (21), o tempo segue bastante instável com potencial para temporais no oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas, por causa da instabilidades em vários níveis da atmosfera combinadas ao calor.

O sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora do dia no leste do Amapá, Pará e litoral do Ceará e litoral sul da Bahia.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme ganha força na faixa central e leste, incluindo o litoral e a capital do estado. A chuva ganha força na serra fluminense e na Zona da Mata mineira. O calor continua sendo destaque em grande parte do Brasil.