Tempo

Brasil central deve passar por período de seca; saiba quando as chuvas voltam

A expectativa a partir de agora é de temperaturas elevadas em grande parte do país, depois de algumas primeiras pancadas irregulares deste início de primavera

solo seco
Foto: Pixabay

Depois das primeiras pancadas de chuva, cidades produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e Norte devem ter um longo período sem chuva e com temperaturas elevadas. A expectativa a partir de agora é de tempo seco e temperaturas elevadas em grande parte do país, depois de algumas primeiras pancadas irregulares deste início de primavera.

De acordo com a Somar Meteorologia, isso vale até a segunda semana do mês de outubro, e mesmo com o retorno das instabilidades, elas ainda não aparecem regulares. “Esta é uma situação típica do La Niña que deixa o cenário cada vez mais perigoso para o plantio da soja em algumas áreas, onde o produtor não tem condição de plantar agora e quando a chuva vier pode acontecer na forma de invernada”, alerta o meteorologista Celso oliveira da Somar.

Próximo de outubro, é possível que a chuva volte de uma vez e isso pode impactar em uma aumento maior do atraso no plantio porque o produtor não vai ter condições de acelerar o plantio neste período de invernada. Por enquanto, o que chama a atenção é o retorno das instabilidades no Sul neste fim de semana, com os volumes mais concentrados no Rio Grande do Sul.

“No Paraná, principalmente o norte do estado, vale a mesma expectativa que a gente observa para a região central do Brasil”, diz Celso. Por enquanto, não há condições para a instalação da soja no norte do Paraná, apenas algumas áreas de Guarapuava e Ponta Grossa podem receber volumes mais significativos nos próximos dias.