Tempo

Chuva ainda atrapalha plantio de trigo no Sul

A trégua virá na semana que vem para a retomada dos trabalhos em campo

Uma nova frente fria traz chuva principalmente para o Rio Grande do Sul. Nas últimas 24 horas, tivemos volumes de mais de 50 milímetros no estado, como é o caso de Cachoeira do Sul e Encruzilhada do Sul, cidades que ficam na metade sul gaúcha.

Neste sábado (16), ainda há previsão de chuva entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul. No domingo (17), diminui bastante a condição de chuva no Sul: se chover, vai ser de forma muito isolada no norte do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.

Massa de ar polar

O destaque vai ser a entrada de uma massa de ar de origem polar que deve provocar geada em parte do Rio Grande do Sul, serra catarinense e no máximo sul do Paraná.

“O frio não ganha muita intensidade porque, até quarta-feira (20), ainda há de 40 a 50 milímetros, o que inibe a diminuição muita brusca das temperaturas e a formação de geadas”, informa Desirée Brandt, da Climatempo. Segundo ela, a chuva acontece justamente nas áreas do Rio Grande do Sul onde o plantio do trigo está mais atrasado.

Na quinta-feira (21), a expectativa é de tempo mais seco para a finalização do plantio de cereais de inverno.

Tempo nos próximos dias

Nos próximos dias, o interior do Brasil segue com tempo firme. Mas há chuva forte no extremo norte e faixas norte e leste do Nordeste, com volumes em torno de 50 a 60 milímetros. Desde Sergipe até o leste da Paraíba, fica mantido o risco de deslizamentos de terra e encostas, já que o solo se encontra muito encharcado.

No período que vai de 23 a 29 de julho, praticamente nada muda na distribuição da chuva. Volta a chover no Sul, com os maiores acumulados concentrados mais no fim do período, perto do dia 29.

Confira o site do tempo do Canal Rural