Tempo

Chuva pode causar novos alagamentos e deslizamentos nesta terça

De acordo com a previsão do tempo, continua chovendo em regiões já encharcadas, como é observado em Minas Gerais e no Acre

cidade de minas gerais alagada após chuva
Santa Maria de Itabira alagada após chuva. Foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais
Com apoio de

Sul

A previsão do tempo indica pancadas fortes de chuva no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas próximas ao Uruguai pela manhã. Ao longo do dia, a precipitação se espalha pelo estado, Santa Catarina e sul e leste do Paraná. As chuvas devem ser intensas, na forma de temporais, que vêm com ventania de mais de 60 km/h, muitos raios e eventual queda de granizo.

Atenção aos acumulados mais expressivos nas serras gaúcha e catarinense, no litoral norte gaúcho, na Região Metropolitana de Porto Alegre e litoral sul catarinense, além da fronteira oeste, Campanha e central do Rio Grande do Sul, com riscos para danos. Não se descartam problemas nas demais localidades também.

Tempo firme somente do centro ao oeste do Paraná, devido a uma massa de ar mais seca. No meio da tarde, faz calorão e a umidade do ar cai, com valores iguais ou abaixo dos 30%.

Sudeste

A terça-feira terá nuvens carregadas e pancadas fortes de chuva — por vezes temporais, com granizo e rajadas de vento de mais de 60km/h — espalhadas pelos quatro estados até o fim do dia, entre períodos de melhoria.

Apenas o oeste paulista, como entre Presidente Prudente e Ourinhos, é que não deve ter chuva, e o tempo será firme, ensolarado e quente. Mas, ressalta-se que a sensação é de calor à tarde inclusive nas áreas onde tem previsão de chuva.

Atenção aos acumulados elevados em Minas Gerais, em boa parte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com riscos para mais alagamentos, inundações, enchentes e deslizamentos de terra.

Centro-Oeste

Chove em forma de pancadas em todo Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul. As instabilidades começam em pontos isolados de Mato Grosso e Goiás, e ganham força a partir da tarde, espalhando-se pelas demais áreas. Há riscos de rajadas de vento, raios e queda de granizo. Atenção aos acumulados de chuva elevados em Goiás, no noroeste e leste de Mato Grosso e no Distrito Federal. Há riscos para alagamentos e demais transtornos.

Mesmo com chuva, o sol aparece pela manhã e início da tarde e eleva as temperaturas. Termômetros apresentarão valores bem elevados no centro-oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso. Aliás, na metade sul de Mato Grosso do Sul não chove e a umidade do ar volta a cair no meio da tarde, em especial na metade oeste do estado, onde os índices caem para valores iguais ou abaixo dos 30% nesse período.

Nordeste

O tempo firme se concentrará do centro da Bahia até o sertão da Paraíba. Por outro lado, volta a chover nas demais áreas da região. No Maranhão e no Piauí, os temporais ocorrem ao longo do dia, com rajadas de vento e raios, além dos volumes mais elevados previstos nessas áreas, com potencial para alagamentos.

Nas demais localidades, as chuvas se concentram mais durante a tarde e à noite, e as pancadas de chuva mais fortes ocorrem em pontos isolados do sul e oeste da Bahia e no Ceará, com raios e rajadas de vento. Aliás, em boa parte da faixa leste do Nordeste as rajadas de vento alcançam 50 km/h no decorrer do dia.

No sertão nordestino, essas chuvas estão ajudando no plantio e desenvolvimento inicial de culturas de subsistência como feijão, milho e mandioca.

Norte

A área preferencial para chuva generalizada e volumosa se estende desde o Acre até o Tocantins e o Amapá, passando pelo Pará, Amazonas e norte de Rondônia. Esse excesso de chuva deve causar mais inundações, deslizamentos de terra e mais transbordamento de rios. No Acre, a situação segue delicada, pois as chuvas ocorrem ao longo do dia, e podem causar mais danos.