Tempo

Chuva dá trégua de 10 dias em áreas do Sudeste e Centro-Oeste

De acordo com a previsão do tempo, as janelas de tempo mais aberto vão permitir a retomada dos trabalhos em campo nessas regiões

A chuva perde força no decorrer desta sexta-feira, 14, em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e se torna cada vez mais irregular, passageira e com baixos volumes, já que as áreas de instabilidade enfraquecem. As janelas de tempo mais aberto vão permitir a retomada dos trabalhos em campo. No Rio de Janeiro, uma alta pressão atmosférica sobre o mar mantém umidade constante e fortalece as pancadas de chuva principalmente na Baixada Fluminense, mas na capital, quase não chove.

Em boa parte de Minas Gerais e Bahia, uma massa de ar seco ganha força e deixa o tempo aberto, sem chuva. O volume de águas vem forte com trovoadas no oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Nordeste. Nesta última região, o responsável pelos temporais é o vórtice ciclônico que deixa o tempo instável, com chuvas fortes e risco de tempestades no Maranhão e o Ceará, mas também há aumento da chuva e volumes expressivos entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Chove no litoral da Bahia mas de forma passageira, enquanto o interior fica com tempo firme.

Segundo a previsão do tempo, a tendência é redução das chuvas no Brasil Central de forma gradativa, onde as precipitações retornam a partir do dia 24. Em toda a região Sul, o calor aumenta, com atenção maior para o meio oeste do Rio Grande do Sul, onde há previsão de 40 °C entre a sexta e o sábado, 15, mas, volta a chover no próximo final de semana no estado gaúcho.