Tempo

Chuva se espalha pelo Sudeste e Centro-Oeste a partir do fim de semana

A chuva vem em forma de pancadas. Meteorologia ainda alerta para ocorrência de granizo nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais

O grande destaque desta quinta-feira, 8, segue sendo o calor, com temperaturas cerca de 5°C a 7°C acima da média para grande parte do país, e também por fortes temporais entre o norte do Rio Grande do Sul até o sul e leste do Paraná. A chuva vem em forma de pancadas com trovoadas, ventos moderados e chances para granizo. Os temporais, típicos de primavera, ocorrem no final do dia, depois de uma tarde extremamente quente, aliás, o estado do Paraná e São Paulo podem ter novos recordes nesta quinta-feira pois as temperaturas sobem bastante à tarde e servem de combustível para os temporais no final do dia.

A chuva deve se espalhar também pelo leste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do oeste de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul. Entre o centro de Mato Grosso do Sul até o Pará, todo o Nordeste, centro norte e oeste de Minas Gerais e norte e oeste de São Paulo, o tempo fica seco, muito quente e com queda na umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. Isso porque estas são áreas sob influência da massa de seco que continua predominando.

Nesta sexta-feira, 9, a chuva mais volumosa deve ficar concentrada no Sul do país, atingindo regiões do norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Nestes locais, há condições para temporais, com rajadas de vento de moderada a forte intensidade e eventual queda de granizo. Chove também em todo o estado de São Paulo, sul de Minas e Zona da Mata, além do Rio de Janeiro e do sul do Espírito Santo, por conta da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste. Nestas áreas, atenção para as rajadas de vento, que podem passar dos 60km/h.

No Centro-Oeste, o tempo seco ainda predomina, com chance de pancadas isoladas no sul do Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, também com chance de temporais. No norte do país, a chuva ocorre principalmente na sua faixa oeste. No Nordeste, o tempo seco persiste ainda no interior nordestino, mas a circulação dos ventos favorece o transporte de umidade para o litoral norte da região.

Mudanças no tempo ocorrem a partir do final de semana no país, pois a chuva deve retornar para algumas áreas que estão há bastante tempo sem registro de chuva, principalmente a partir do domingo. Mas essa chuva vem ainda de forma bem irregular, principalmente entre os estados do Tocantins e Goiás. Entre os dias 10 e 15 tem-se condição para mais chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, em forma de temporais e generalizadas, com duração maior e com acumulados elevados. No Paraná e partes do Sudeste, condições favoráveis para mais chuvas, e com acumulados bem elevados, entre 10 e 19 de outubro.