Tempo

Chuva forte no Sul continua nos próximos três dias; veja a previsão

Cidades de Santa Catarina já ultrapassaram o volume de chuva esperado para o mês e há risco de deslizamentos de terra, inclusive em áreas de arroz

A região do vale do Itajaí, em Santa Catarina, recebeu um alto volume de chuva nas últimas 48 horas. Os mais de 130 milímetros registrados nos últimos dois dias representam mais do que a metade do esperado para o mês em cidades como Benedito Novo. O volume de chuva nestes 22 dias de janeiro já superam os 300 milímetros e a média climatológica para o mês é de 234 milímetros.

Algo semelhante acontece em outras cidades como Timbó e também algumas áreas do porto de Paranaguá, no Paraná. Os volumes no porto chegam a 145 milímetros, 40% do esperado para o mês em apenas 24 horas.

Áreas de arroz do leste de Santa Catarina estão sendo prejudicadas e o alerta da meteorologia é que a chuva forte deve continuar nos próximos três dias.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) de Santa Catarina emitiu um alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente nas áreas entre o planalto de Santa Catarina e o litoral.

No norte do Rio Grande do Sul, em Erechim, o volume foi de 65 milímetros, o que tem ajudado os produtores de soja. No entanto, outras áreas do centro-sul e oeste do estado estão com o tempo mais firme e precisando de umidade, algo que deve acontecer a partir deste fim de semana.

Chuva nos próximos dias

Segundo a Somar Meteorologia, elevados volumes acumulados ainda estão previstos para o Sul do Brasil no sábado, 23, por conta de áreas de instabilidade, que alimentam um corredor de umidade da Amazônia. “Pode chover forte em todas as áreas, mas a chuva mais expressiva vai para o noroeste e litoral norte do Rio Grande do Sul, oeste e leste de Santa Catarina e sudoeste e leste do Paraná”, diz o meteorologista Celso Oliveira. Além disso, tem condição de granizo, por causa de um sistema meteorológico conhecido por Vórtice Ciclônico de Níveis Médios.

Temporais mais isolados e com menor acumulado ocorrem no Centro-Oeste, oeste, sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, no litoral desde o norte do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, e em parte do Nordeste. Atenção também para a chuva expressiva no norte do Maranhão e do Piauí e no Amapá.

Já as áreas de tempo seco seguem no nordeste paulista, Rio de Janeiro, Minas Gerais e interior da Bahia. “Na Bahia a situação começa a melhorar na virada do mês para as áreas de grãos”, diz Oliveira.

Nos próximos dias, uma área de baixa pressão atmosférica se forma na costa do Rio Grande do Sul e ajuda a organizar a umidade desde o Norte até o Sul do Brasil. De modo geral, o domingo, 24, segue como nos dias anteriores, e tem previsão de chuva forte no Sul.

Tempo firme, seco e quente no Rio de Janeiro, Minas Gerais e interior do Nordeste. O padrão atmosférico muda um pouco na segunda-feira, 25, e a chuva volta a se espalhar um pouco mais pelo Sudeste.