Tempo

Chuva retorna para áreas onde o solo já está encharcado

Com o cenário de solo mais úmido, qualquer volume a mais de chuva aumenta o risco para erosões e deslizamentos em algumas regiões

Segundo a previsão do tempo, a tendência é para chuva forte em algumas localidades do país. Pelos próximos cinco dias, áreas do Norte, parte do Nordeste e Sudeste recebem bons volumes de chuva. 

Em Minas Gerais, onde o solo já se encontra encharcado, algumas regiões podem receber até 40 mm nos próximos dias. O cenário de solo mais úmido é observado em grande parte do país, e qualquer volume a mais de chuva aumenta o risco para erosões e deslizamentos, segundo a meteorologia.

A chuva volta a aumentar a partir do dia 28 deste mês, quando um novo corredor de umidade de forma e deixa o tempo mais úmido do Sudeste até o Norte do país.

No Sul do Brasil o destaque ainda é o calor. O último fim de semana foi marcado pela alta temperatura em regiões como Porto Alegre (RS), onde os termômetros alcançaram 40,3 °C, o maior nível desde 2019. A tendência ainda é de temperaturas mais altas até o dia 22 de janeiro.