Tempo

Chuva retorna para região central do Brasil na próxima semana

A sexta (6) ainda será um dia marcado por pancadas de chuva em boa parte do país, segundo a meteorologia

Conforme previsto no início da semana, o volume de chuva passou dos 400 milímetros em algumas áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina nestes primeiros dias de maio. De acordo com o Ciram-Epagri, foram 405 milímetros em São Martinho, Santa Catarina, com diversos transtornos na região. Voltou a chover fraco em áreas de milho e de café de parte do Sudeste.

Segundo a previsão do tempo, na sexta-feira (6), em boa parte do país, o dia segue com condições para pancadas de chuva, tempo mais fechado, com instabilidades acompanhadas de raios e rajadas de vento, que vão atingir a costa norte do Nordeste. Essa mesma condição também é observada no centro-norte do Amazonas, em Roraima, na maior parte do estado do Espírito Santo e leste da Bahia. Na região da baixada Santista, o dia segue com variação de nuvens e podendo chover ao longo dia. Na região Sul, o tempo fica firme, com chance de nevoeiro nas áreas centrais do Rio Grande do Sul e de geada fraca no Campos de Cima da Serra e nas áreas mais próximas a Santa Catarina. A volta do tempo firme serve para diminuir a quota de extravasamento dos rios. Tempo firme em boa parte do Centro-Oeste. Temperaturas amenas no centro-sul do país.

No sábado (7), a Zona de Convergência Intertropical segue atuando nas regiões Norte e Nordeste do país, com chuvas intensas previstas no Amazonas e em Roraima. A precipitação também será mais forte na costa norte e leste do Nordeste até Pernambuco, e no sul da Bahia, nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Na região Sul, maior parte do Sudeste e Centro-Oeste tem tempo firme, com sol. A chuva volta a se espalhar pelo Brasil central a partir da próxima segunda-feira (9).