Tempo

Chuva avança pelo país nesta quarta-feira; veja a previsão do tempo

De acordo com a Somar Meteorologia, a precipitação se espalha na altura do Sudeste, fazendo, inclusive, a temperatura diminuir

Sul

A chuva perde força, mas continua presente em quase todo o Sul, devido às áreas de instabilidade presentes no alto da atmosfera e a um corredor de umidade que sopra desde a região Amazônica até a região. Aliás, na faixa leste gaúcha, boa parte de Santa Catarina e do Paraná, o tempo permanece bem fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva fraca à moderada.

Atenção ao risco de chuva forte sobre o litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Já na Campanha gaúcha, região central e norte gaúcho, oeste catarinense e sudoeste e oeste do PR, a chuva intercala com aberturas de sol. Apenas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul o sol volta a predominar o dia todo, sem previsão de chuva.

As temperaturas seguem amenas no Sul do Brasil. A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Torres (RS) e Florianópolis (SC) até a manhã de quinta-feira, 10, com ondas que podem chegar aos 2,5m de altura.

Sudeste

A chuva avança e também atinge o Triângulo Mineiro, Grande Belo Horizonte, norte do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e o Espírito Santo. Na maior parte do estado de São Paulo (incluindo a capital), sul de Minas e metade oeste do Rio de Janeiro, o tempo permanece bem fechado o dia todo, podendo chover a qualquer hora do dia. Nessas mesmas áreas, a sensação de calor diminui.

Já nas demais áreas do Sudeste, o tempo segue firme e quente.

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade presentes no alto da atmosfera seguem provocando chuva sobre todo o estado de Mato Grosso do Sul, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e há previsão de chuva a qualquer momento.

Em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, o tempo firme segue predominando.

Nordeste

A chuva segue restrita à faixa leste e norte do Nordeste. No entanto, na faixa leste, perde força, enquanto que na região norte do Maranhão ocorre o contrário, com condição para pancadas de intensidade moderada à forte, além de raios.

O interior nordestino segue com tempo seco.

Norte

A área de chuva continua praticamente a mesma no Norte do país. O que muda é que a chuva ganha peso e intensidade no Amapá, nordeste do Pará e norte do Amazonas, mesmas áreas que, junto com Roraima, o tempo fica bem fechado o dia inteiro, podendo chover a qualquer momento.

O tempo firme volta a predominar sobre Rio Branco (AC), e Porto Velho (RO), persistindo também sobre o Tocantins e sul do Pará.