Tempo

Chuva perde força no Sudeste e temporais aumentam no Nordeste nesta 6ª

Segundo a Somar Meteorologia, no Centro-Oeste a chuva acontece entre períodos de melhoria e a temperatura sobe; Norte tem muita chuva e o Sul, tempo seco

chuva
Veja se há previsão de chuva no seu estado. Foto: Pixabay

Sul

A maior parte da região tem tempo firme e apenas variação de nuvens, além de temperaturas subindo cada vez mais. Trata-se do fortalecimento de uma massa de ar seco, a partir de uma região de alta pressão atmosférica no Uruguai.

Assim, mais uma vez o dia começa com friozinho nos pontos mais altos, embora menos intenso do que o dia anterior. O sol e o tempo firme garantem a rápida elevação das temperaturas e, à tarde, o calor predomina. Nas áreas mais próximas da Argentina também tem declínio mais acentuado da umidade relativa do ar.

Somente entre o litoral do Paraná e o litoral norte catarinense é que tem garoa pela umidade do mar, com rajadas de vento moderadas.

Sudeste

A chuva vai perdendo força. Entre o interior de São Paulo e o oeste e o sul de Minas Gerais, o tempo fica completamente firme e ensolarado por causa do fortalecimento de uma massa de ar mais seco, que também garante maior amplitude térmica. O friozinho da manhã ocorre por causa da perda radiativa, mas o calor se faz presente nessas áreas. O tempo fica firme inclusive na capital paulista.

No Espírito Santo e leste mineiro, ainda tem previsão de chuva pesada com condição para transtornos pontuais, por causa de uma frente fria no oceano. Em outras áreas do Sudeste, o calor predomina e ocorrem chuvas de verão, que são mais isoladas e passageiras e atingem uma ou outra cidade.

Centro-Oeste

As condições pouco se alteram em relação ao dia anterior, com tempo firme em Mato Grosso do Sul e chuva em forma de pancadas entre períodos de melhoria em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás.

A diferença é que, como o corredor de umidade perdeu força, já não tem tempo fechado. Dessa maneira, as chuvas vêm entre períodos de melhoria e temperaturas elevadas durante a tarde. Atenção também ao declínio da umidade relativa do ar no período da tarde em Mato Grosso do Sul.

Nordeste

A condição para temporais aumenta entre o sul do Maranhão, do Piauí e no oeste e no extremo sul da Bahia. Isso acontece por causa da presença de uma frente fria no oceano na altura do Espírito Santo, e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

O tempo fica aberto, ensolarado e quente desde o agreste pernambucano até o nordeste da Bahia. Em outras áreas do Nordeste, as chuvas vêm mais isoladas, passageiras e com menor acumulado, após um dia quente. Por fim, ventos sopram moderados na costa nordestina.

Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue organizando muita chuva e tempo fechado no Amapá.

Há condição para chuvas em forma de pancadas com trovoadas no restante da região. Destaque para os acumulados expressivos no Amazonas, Pará, Amapá, leste do Acre e norte de Rondônia. Mesmo com as instabilidades, o tempo fica abafado.