Tempo

Chuva vai se espalhar na semana que vem; veja as áreas atingidas

Frente fria continua atuando no Sul e há possibilidade de ocorrência de geada na região

Uma frente fria continua atuando no Sul. O sistema já provocou grandes acumulados de chuva na região, especialmente no Paraná e em áreas de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (3), a frente fria se afasta um pouco e, dessa forma, a chuva está prevista apenas para a faixa leste da região. Nas demais áreas, o tempo fica firme e há previsão de geada em locais mais próximos ao Uruguai, onde a mínima deve ficar perto de 1 °C ao amanhecer.

A região de Guarapuava (PR), por exemplo, recebeu mais de 100 mm de chuva nas últimas 24 horas. Isso acabou atrapalhando o plantio de trigo. Mas o cereal que já está instalado vai se beneficiar com o frio previsto para os próximos dias. Há chance de a temperatura mínima no município cair para 4 °C nesta sexta-feira (3), podendo ocorrer geada a partir do fim de semana.

Muita chuva em Santa Catarina

Quanto à chuva, os maiores acumulados em todo o país nos próximos dias, até 7 de junho, estão previstos para o leste de Santa Catarina, com 70 mm. Na área central do Brasil, o tempo segue seco, por enquanto. Além disso, há previsão de chuva para a faixa norte do país, assim como para toda a costa do Nordeste, o que mantém os riscos para novos deslizamentos de terra.

Na semana que vem, entre 8 e 12 de junho, a chuva consegue se espalhar um pouco mais. Dessa forma, vai alcançar áreas do Sudeste, do Matopiba e até do Centro-Oeste, inclusive no oeste de Mato Grosso, onde são esperados até 30 mm. Embora seja uma chuva fraca, pode causar problemas em áreas áreas de algodão em Sapezal (MT), por exemplo.

O tempo seco no Brasil central inclui o interior da Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão. Ao longo da semana que vem, a chuva da costa nordestina será mais fraca. “Mas, atenção, pois ela volta a ganhar força justamente na faixa leste do Nordeste, que são áreas que já foram muito castigadas pelas chuvas das últimas semanas”, alerta a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.