Tempo

Chuvas em Santa Catarina: mortes, estragos, estradas bloqueadas e porto paralisado

Duas adolescentes morreram soterradas em decorrência de deslizamento de terra em Camboriú

As chuvas — e suas consequências — seguem afetando Santa Catarina. Por causa do volume de água que caiu sobre o estado nos últimos dias, estragos foram feitos. Nesta terça-feira (20), o governo estadual confirmou que duas adolescentes morreram soterradas no município de Camboriú — onde teve desmoronamento.

+ Primavera se despede chuva pelo Brasil. Saiba mais

Segundo as informações, as duas vítimas do deslizamento de terra em Camboriú tinham 15 e 17 anos de idades. De acordo com as autoridades locais, elas eram primas e estavam dormindo na casa da família, no bairro Jardim Aliança, quando houve o desmoronamento. O Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas elas foram encontradas já sem vida.

Diante das chuvas e da confirmação das mortes de duas adolescentes, o governador catarinense, Carlos Moisés, cancelou a sua agenda oficial e lamentou o ocorrido. Nesse sentido, ele lamentou o que ocorreu com a dupla de adolescentes e afirmou que sua equipe trabalhará para proteger a população local. “Novamente a chuva castiga o estado”, lamentou o político.

“É fundamental todo o cuidado por parte da população, manter-se abrigado em local seguro” — Carlos Moisés

“Todos os nossos esforços estão concentrados no trabalho de proteção da vida e de pronta resposta aos atingidos”, afirmou Moisés. “Neste momento, é fundamental todo o cuidado por parte da população, manter-se abrigado em local seguro, evitar deslocamentos sem necessidade e, em qualquer situação de risco, comunicar os órgãos oficiais de emergência como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros”, prosseguiu Moisés.

Chuvas em Santa Catarina: mortes e desalojados

chuvas em santa catarina - desalojados em ginásio
Foto: Governo de Santa Catarina

Em Camboriú, as recentes chuvas resultaram em desabrigados e desalojados. Ao todo, cerca de 50 pessoas buscaram abrigo no ginásio da cidade. Nesta terça, a prefeitura avisou que está recebendo doações em prol dessas famílias. De acordo com o órgão, donativos, alimentos, colchões, materiais de limpeza, itens higiene e marmitas são bem-vindos neste momento. As entregas devem ser feitas diretamente no Ginásio Francisco Duarte de Souza: Avenida Minas Gerais, 1.109, Bairro Areias, Camboriú (SC).

Estradas e porto impactados pelas condições climáticas

estrada interditada - sc - chuva
Foto: Governo de Santa Catarina

As chuvas, que desde o último fim de semana têm caído sobre o litoral norte de Santa Catarina, também afetam a parte de transportes e infraestrutura. No início da tarde desta terça, o governo catarinense afirmou que dois trechos de rodovias estavam bloqueados em virtude de água na pista. Além disso, queda de barreira e alagamento foram registrados e impactaram outras duas vias.

  • SC-401, Florianópolis – Km 4 – Vargem Pequena. Alagamento – Tráfego em meia pista;
  • SC-405, Florianópolis – Km 2,6 – Próximo ao elevado do Rio Tavares. Água na pista, tráfego bloqueado;
  • SC-281, São Pedro de Alcântara/Angelina – Km 24,75 Água na pista. Tráfego bloqueado;
  • SC-435, São Bonifácio – Queda de barreira, alguns pontos da via em meia pista.

Além da chuva, um incêndio na manhã desta terça-feira (20) provocou a interdição parcial da BR-101 na altura do município de Penha. Os bombeiros foram acionados e, de acordo com especialistas que estiveram no local, havia cerca de uma tonelada de hipoclorito de cálcio, que é usado para tratamento de água em piscinas. O produto químico em si não causa toxicidade, mas a fumaça é tóxica por causa da quantidade de material combustível próximo, como plástico polietileno e matérias-primas para produção industrial.

Fora as estadas, o excesso de chuva também afetou, mesmo que momentaneamente, atividades portuárias. Na manhã desta terça-feira (20), a questão climática foi responsável pela paralisação do Porto de Itajaí.

Risco de desabastecimento

alagamento - sc
Foto: Governo de Santa Catarina

Em virtude das chuvas, de deslizamentos e alagamentos, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) informou que um município do estado está sofrendo com desabastecimento: Balneário Piçarras. “A captação e a estação de tratamento de água estão alagadas, com redução do fornecimento de água especialmente para os bairros Morretes e Nossa Senhora da Conceição”, destaca o órgão.

Fora isso, o município de Águas Mornas, na Grande Florianópolis, registra redução no abastecimento, com a necessidade de realização de “manobras operacionais para manutenção do fornecimento de água”.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.