Tempo

Clima: quarta-feira deve registrar temporais em grande parte do Brasil; confira

No Sul do país, destaque para o oeste e norte paranaense, por conta do potencial para queda de granizo

Sul 

Chove do oeste do Rio Grande do Sul ao oeste e norte do Paraná, e mais uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul. Essas precipitações vem mais no período da tarde e da noite, na forma de pancadas fortes e de temporais, com raios e rajadas de vento.

Destaque para o oeste e norte paranaense, por conta do potencial para queda de granizo. Chove também no leste do Paraná, no litoral e na capital, e no nordeste de Santa Catarina, neste caso por conta da umidade que vem do mar, associada a outra área de baixa pressão atmosférica entre a costa do Paraná.

Tem risco de raios, rajadas de vento, mas acumulados ainda baixos, e também ocorrem mais à tarde. Já do sul gaúcho ao centro do Paraná, tempo firme, e com risco de nevoeiro no centro sul do Rio Grande do Sul e em boa parte do litoral desse estado. A sensação de calor é maior no oeste e norte do Paraná, oeste de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, nas demais áreas a temperatura é mais amena.

Sudeste

Chuva espalhada na maior parte do Sudeste. Destaque mais uma vez entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e o leste do estado de São Paulo, pois a chuva não para, ocorre desde cedo, e ganha força à tarde e se estende para o período da noite. Com destaque ao sul e zona da Mata Mineira, todo o estado fluminense, o leste e litoral do estado de São Paulo e o sul do Espírito Santo.

Pois, além dos temporais, os volumes de chuva prometem ser bem elevados nessas áreas, e outro detalhe é que esses acumulados somados com a terça no Rio de Janeiro devem apresentar valores acima dos 100 mm, o que aumentam os riscos para deslizamentos de terra. Tudo isso, por conta da formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste, além do suporte da umidade que vem da Amazônia. Aliás, esse mesmo corredor de umidade, somados ao calor, causará temporais também nas demais áreas do estado de São Paulo, Minas Gerais e no Espírito Santo.

E essas chuvas vem mais na parte da tarde, como citado anteriormente na forma de temporais, depois da presença do sol e de calor. E são acompanhadas por raios e rajadas de vento, que passam facilmente dos 50km/h. Há grande potencial para queda de granizo em grande parte dos estados de SP, RJ, MG e no sul do ES. Aliás, salienta-se que do centro ao norte do Espírito Santo, as chuvas são na forma de pancadas mais isoladas. E no extremo norte mineiro não chove.

Centro-Oeste

O risco para mais temporais são mais elevados no Centro-Oeste nesta quarta-feira. E desta vez, a condição maior é em Mato Grosso do Sul, na metade sul de Mato Grosso, na metade sul de Goiás e no Distrito Federal. Os volumes de água mais altos ocorrem no Mato Grosso do Sul, mas no geral os acumulados não serão tão elevados no Centro-Oeste, se comparados com a Região Sudeste.

Entretanto, a chuva vem com muita atividade elétrica e riscos de rajadas de vento em todos os estados da Região. Além do potencial para queda de granizo. Essas chuvas são causadas pela formação de áreas de instabilidade, associadas ao calor e à alta umidade, e mais um corredor de umidade que vem da Amazônia. Além disso, uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do Mato Grosso do Sul ajuda também nos temporais nesse estado do Brasil, o MS.

Com relação às temperaturas, elas são elevadas, mas nada comparado com o calorão das últimas semanas, tudo por conta da volta das chuvas, que alivia o calor do final da tarde.

Nordeste

Quarta-feira com previsão de pancadas de chuva isoladas, em especial à tarde, do litoral sul baiano ao litoral do Ceará. Os acumulados não devem ser elevados e essas chuvas ocorrem de maneira rápida. Por outro lado, do norte do Maranhão às regiões baianas que fazem divisa com o estado de Minas Gerais, o tempo será firme. Ressalta que o calor aumenta na Região Nordestina, com temperaturas mais altas entre o Maranhão, Piauí, Ceará e o nordeste da Bahia.

Norte

Quarta-feira com previsão de mais chuva pela Região Norte. A precipitação ocorre ao longo do dia entre o Acre e Rondônia até o oeste do Pará e em Roraima. E a intensidade maior acontece principalmente à tarde. Atenção aos maiores acumulados de chuva previstos no Acre, no norte de Rondônia e no oeste do Amazonas, com riscos para alagamentos e demais danos. Em grande parte das áreas que chove, há risco de raios e rajadas de vento, além de eventuais quedas de granizo. Por fim, o tempo ficará firme entre os estados de Tocantins e do Amapá, passando por grande parte do Pará.