Condições para formação de tornados no Sul continua, diz meteorologista Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Condições para formação de tornados no Sul continua, diz meteorologista

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva prossegue nos três estados do Sul, com acumulados expressivos e ventos fortes

Um tornado foi registrado em Terra Rica (PR) nesta terça-feira, 1º. Considerando-o um fenômeno de baixa intensidade, a Somar Meteorologia estima que os ventos não tenham passado de 80 km/h. Os tornados tradicionais costumam ter ventanias acima de 110 km/h.

O fenômeno no Paraná é resultado de condições meteorológicas que favorecem tempestades no Sul do Brasil. Aliás, nesta quarta-feira, 2, segue a condição para chuva com rajadas acima de 70 km/h. “Não está descartada a possibilidade desses tornados e nuvens funil se formarem”, diz a meteorologista Desirée Brandt.

Na quinta-feira, 3, a área de baixa pressão atmosférica dá lugar um ciclone extratropical, que vai manter as condições de tempestade na região. A chuva diminui, mas não cessa, e se concentra entre o norte do Rio Grande do Sul e a metade sul do Paraná. Chove de maneira mais pontual no Sudeste e Centro-Oeste.

Já na sexta-feira, 4, as precipitações se espalham um pouco mais e atingem áreas do Matopiba, porém ainda de forma localizada e com baixos acumulados. As pancadas mais expressivas serão registradas entre o Sudeste e o Centro-Oeste.

Nos próximos sete dias, o Paraná pode receber mais de 100 milímetros de chuva; o meio-oeste de Santa Catarina, 80 milímetros; e o norte de São Paulo e Minas Gerais, mais de 70 milímetros. “A umidade do solo deve aumentar especialmente no Paraná, São Paulo e Triângulo Mineiro”, afirma Desirée.

Sair da versão mobile