Tempo

Confira a previsão do tempo para o mês de outubro

Outubro, assim como a primavera, será marcado pelo La Niña e isso influencia diretamente no Brasil

sol, chuva, previsão do tempo
Foto: Pixabay

O mês de outubro deve ter chuva abaixo da média no oeste do Paraná, de São Paulo e também na metade sul de Mato Grosso do Sul, assim como no norte de Minas Gerais e de Goiás, Nordeste, Pará, Amapá e nordeste de Mato Grosso. No restante, as precipitações ocorrem dentro da média. Vale lembrar que chuva abaixo da média não significa ausência completa de chuva, assim como chuva dentro da média não significa chuva regular.

Tempo: Brasil tem calor recorde e ‘padrão de deserto’ em algumas áreas

Em praticamente todas as áreas com chuva dentro da média a chuva deve ser irregular, ou seja, muita chuva em pouco períodos do mês e que alcançam as médias. Vale ressaltar que, em outubro, estamos na primavera e é muito comum ocorrer temporais isolados, até mesmo nas regiões Norte e Centro-Oeste, principalmente no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em relação às temperaturas, a maior parte do Brasil deve ter temperaturas dentro da média, ou seja, alguns dias quentes (normal para o mês) e alguns dias amenos por conta de avanço de frente fria e excesso de nebulosidade.

Temperatura abaixo da média apenas no norte de Goiás e sul de Tocantins e acima da média na metade norte de Tocantins, Pará, amapá e Maranhão. No Centro-Sul, as ondas de frio não vão ser tão intensas e devem acontecer no começo do mês, devido uma frente fria que vai atuar nos últimos dias de setembro e na virada da quinzena. Outra, menos intensa, é aguardada por volta de 27 de outubro.