Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Veja como ficam as condições em todas as regiões do Brasil no início da semana

Confira como fica a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil no início da semana, de acordo com informações da Climatempo

Segunda-feira (22)

Sul

A semana começa com tempo aberto e sol em toda a região, exceto áreas do litoral do Paraná e do norte de Santa Catarina, devido a ventos que vêm do oceano. Por conta disso, há chances de chuvisco e céu mais fechado.

Ao longo da tarde, novas instabilidades se aproximam da Fronteira Oeste gaúcha, favorecendo precipitações isoladas.

Sudeste

Os ventos úmidos continuam atuando e deixam o céu carregado de nuvens e chuva a qualquer momento no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O tempo segue nublado no leste de São Paulo e de Minas Gerais.

O tempo fica aberto nas demais áreas do Sudeste, com grande amplitude térmica, com o período da tarde mais quente, mas ainda com a manhã e a noite geladas.

Centro-Oeste

O cenário agora é de tempo firme, com atuação de uma alta pressão atmosférica que deixa o céu aberto e o tempo estável. Contudo, as temperaturas ficam altas à tarde.

Nordeste

Tarde quente e muito seca no interior da região. Há apenas um aumento de variação de nuvens no Maranhão e no Piauí, mas sem chuva. Pancadas isoladas ocorrem entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia.

Norte

O tempo firme retorna a toda região. As temperaturas voltam a subir e a chuva acontece apenas do meio-oeste do Amazonas ao norte do Pará. Há variação de nuvens no Tocantins.

Terça-feira (23)

Sul

Um cavado meteorológico é responsável por trazer nuvens carregadas ao Rio Grande do Sul. Com isso, a chuva vem a partir do fim da manhã, com intensidade entre fraca e moderada, e sem acumular volumes expressivos.

Em Santa Catarina e no Paraná, há bastante variação de nebulosidade, com destaque para o litoral, que sofre com a incursão de ventos úmidos do oceano. Eventos de chuva fraca não estão descartados.

Apesar dos valores baixos de temperatura em toda a região, ela aumenta graduadamente e faz calor durante a tarde no noroeste paranaense. Ventanias são esperadas no litoral gaúcho e catarinense.

Sudeste

A incursão de ventos úmidos na faixa litorânea do Rio de Janeiro e do Espírito Santo é responsável por manter o céu com presença de nuvens carregadas. A chuva é mais expressiva no território capixaba, com picos de intensidade na Grande Vitória. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma isolada e mal distribuída.

Em São Paulo e em Minas Gerais, há bastante variação de nebulosidade. Não está descartada a possibilidade de chuvisco ou chuva fraca na região do Rio Doce.

Centro-Oeste

Dia com bastante variação de nuvens na região, mas sem previsão de chuva. As temperaturas mínimas ainda são baixas na metade leste de Mato Grosso do Sul, mas no decorrer do período aumentam gradativamente.

Os índices de umidade relativa voltam a atingir níveis críticos em grande parte da região. Em Mato Grosso e de Goiás, são esperados valores abaixo de 20% e no no norte de Mato Grosso do Sul, 30%. No sudoeste de Mato Grosso e no centro-sul de Mato Grosso do Sul os índices se mantêm acima de 50%.

Nordeste

A chuva retorna ao litoral do Piauí e do Ceará, de forma isolada. Na faixa leste do Nordeste, as pancadas ocorrem durante todo o dia, com os maiores acumulados entre Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Nas demais áreas da região, há bastante variação de nuvens, mas não chove.

Norte

O tempo firme permanece predominando em Rondônia, Acre, Tocantins e sul do Amazonas e do Pará, mas com bastante variação de nuvens.

Nas demais áreas da região, a chuva vem acompanhada de trovoadas, com alguns picos de intensidade no noroeste do Paraná e em Roraima.

+Leia também: