Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Enquanto boa parte da região Sul terá tempo firme e seco no início da semana, o Sudeste do país enfrenta temporais. Chove também no Centro-Oeste

Enquanto boa parte da região Sul terá tempo firme e seco no início da semana, o Sudeste do país enfrenta temporais. Chove também no Centro-Oeste. Confira a previsão do tempo para cada região!

SUL

Na segunda-feira, instabilidades no alto da atmosfera combinadas à alta umidade, mantém a condição para chuva na região norte e leste do Paraná, que ocorrem de forma mais pontual e sem grandes acumulados. O frio segue marcando presença por toda a região Sul, e o céu claro da madrugada e manhã combinado às baixas temperaturas, mantém a condição para geada na Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, e também na serra gaúcha e catarinense. Ao longo do dia o sol predomina entre poucas nuvens e não há condição para chuva sobre ambos os estados.

O início da primavera, na terça, será marcado por bastante sol, temperaturas em elevação e tempo firme em boa parte da região Sul do Brasil. Um grande sistema de alta pressão atmosférica atua sobre a região servindo como uma grande tampa, que inibe a formação de nuvens carregadas e garante mais um dia de sol. Pancadas isoladas e passageiras de chuva poderão ser observadas no norte, centro, sul e litoral paranaense, mas de forma muito rápida e pontual, decorrentes de instabilidades no alto da atmosfera. A condição para geada já diminui de forma expressiva, e o mar volta a ficar calmo.

SUDESTE

No segunda, a chuva persiste entre São Paulo, triângulo mineiro, metade sul de Minas Gerais e também entre o Rio de Janeiro e Espiríto Santo, após semanas com tempo muito seco no interior destes estados. Alerta mais que redobrado para acumulados elevados de chuva no Sul e Zona da Mata mineira, Vale do Paraíba (SP) e todo o território fluminense, onda não se descarta a chance para temporais, ventania e eventuais transtornos que esta chuva volumosa pode causar. As temperaturas seguem baixas por toda a região, devido à uma massa de ar frio que avança sobre o Sudeste. Tempo firme somente entre o centro e norte de Minas Gerais.

A terça-feira ainda será marcada por tempo muito instável e chuva forte na região Sudeste. A alta umidade combinada à instabilidades no alto da atmosfera, mantém a condição para chuva nos quatros estado da região. Atenção especial para todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde os volumes serão elevados e a chuva vem na forma de fortes temporais. Alerta mais que redobrado para alagamentos, deslizamentos de terra e maiores transtornos que toda essa chuva pode causar. Com o céu encoberto, as temperaturas tendem a cair se comparadas à última semana. A única região que por enquanto permanece com tempo firme é o norte mineiro, que segue com sol entre poucas nuvens e sensação de calor mais presente.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, instabilidades no alto da atmosfera começam a ganhar intensidade, com isso, a formação de nuvens carregadas é favorecida e a chuva deve retornar para grande parte da região, incluindo praticamente todo o estado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, que já não recebiam chuva expressiva a muito tempo. Atenção para fortes temporais, com trovoadas e ventos que variam de moderada à forte intensidade. No Mato Grosso do Sul, o dia fica mais encoberto e há expectativa para volumes de chuva mais expressivos. Com chuva, as temperaturas tendem a ser mais agradáveis se comparadas ao calor intenso observado nas últimas semanas.

A terça começa com bastante chuva na região Centro-Oeste, que agora avança sobre todo o estado do Mato Grosso, Goiás e boa parte do Mato Grosso do Sul. Novamente, não se descarta a chance para trovoadas e ventos moderados pela região. Somente no norte de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme. As temperaturas tendem a ser mais agradáveis se comparadas ao final da semana.

NORDESTE

Sem grandes mudanças no padrão de tempo da região Nordeste do Brasil nesta segunda-feira. A chuva se restringe somente a costa leste, de forma muito rápida e pontual, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. No interior da região, mais um dia quente e com níveis de umidade relativa do ar que podem ficar críticos no oeste da Bahia e sul do Piauí.

Na terça-feira, a chuva perde ainda mais espaço na região Nordeste do Brasil. Pancadas de chuva ainda são esperadas no litoral da Bahia, Alagoas, Sergipe e Recife, enquanto nas demais áreas do Nordeste, o tempo segue bastante seco e quente.

NORTE

A segunda começa com chuva forte e temporais entre o Acre e Amazonas, e desta vez, os acuumulados podem ser mais elevados na região. Chove também entre Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá, mas ainda de forma rápida e pontual. O Tocantins segue com tempo seco, quente, e com níveis de umidade relativa do ar que podem ficar críticos no período da tarde.

O início da primavera, na terça-feira, será ainda com fortes temporais entre Rondônia, Acre, oeste do Amazonas e sudoeste do Pará. Entre Roraima e noroeste do Pará, a chuva ocorre de maneira mais rápida e pontual. Demais áreas seguem com tempo seco e quente.