Tempo

Estiagem leva governo de MS a decretar situação de emergência

Secretário de Agricultura diz que irá solicitar ao governo federal a prorrogação do pagamento de financiamentos do setor produtivo

Os efeitos da estiagem mais severa agora também atingem outras áreas do Brasil, além do Sul. O governo de Mato Grosso do Sul comunicou que deve publicar nesta terça-feira (4), um decreto de situação de emergência nas 79 cidades do estado em função da seca e da estiagem. A definição do decreto foi anunciada pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja.

“Desde o mês de dezembro, estamos monitorando a questão da estiagem e seca prolongada em Mato Grosso do Sul. Estamos com volume de chuvas muito pequenas, que trazem grandes problemas em todo estado, por isso decretamos a partir de amanhã a situação de emergência nos 79 municípios”, afirmou o governador.

O governador destacou que o decreto atende o pleito do setor produtivo. “Na prática o produtor poderá acionar o seguro, conseguir com as instituições financeira a possibilidade de ampliar o pagamento de suas dívidas e abre a oportunidade de renegociações. O decreto também permite que o poder público municipal, estadual e federal possa auxiliar neste momento”, descreveu

Durante uma reunião com representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), o secretário da Agricultura Jaime Verruck, apresentou o relatório feito pela Aprosoja, Famasul e Centro do Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) sobre a necessidade do decreto de emergência no estado.

“Apresentamos o relatório sobre a importância deste decreto que será publicado amanhã (3) pelo governador, que precisa do reconhecimento do Governo Federal, para que se abra a possibilidade de prorrogação de parcelas de financiamentos do setor produtivo, assim como renegociação do Proagro e seguro agrícola”, explicou o secretário.

O secretário adiantou que o estado fará uma avaliação de quantos produtores rurais são cobertos por seguro agrícola em programas como Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), assim como um levantamento sobre nível de perda da safra de soja, em função da estiagem.

“Temos que saber o tamanhão do impacto (safra de soja). Lembrando que a estimativa é de 12.770.000 toneladas. A primeira medida importante já foi tomada pelo Estado que é decretar situação de emergência em todas as cidades do estado”, disse Verruck.

O secretário adjunto da secretaria, Ricardo Senna, também lembrou que o Monitor de Seca da Agência Nacional de Água (ANA) indica que todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão enfrentando seca de moderada a extrema. “As chuvas estão entre 40 a 50% abaixo da média histórica e a tendência é essa situação perdurar até março”.