Tempo

Falta de chuva já causa preocupação no interior do Brasil; veja previsão do tempo

Com o bloqueio atmosférico atuante no país, a umidade do solo começa a cairem importantes regiões produtoras de grãos, cana-de-açúcar e algodão

O bloqueio atmosférico na região central do Brasil já causa preocupação em lavouras que vão desde o norte do Paraná até Mato Grosso. Neste início de semana, a frente fria vinda do Sul avança pelo litoral e provoca chuva apenas na costa do país.

“Com dias sem chuva do norte do Paraná até Mato Grosso, passando pelo oeste paulista, oeste de Minas, Bahia, Goiás e Distrito Federal, a umidade do solo começa a cair em importantes regiões produtoras”, disse a meteorologista da Somar, Desirée Brandt.

O solo mais seco acaba prejudicando as lavouras de milho, soja e algodão na Bahia e as lavouras de milho, soja, pastagem e cana na região que vai do norte do Paraná ao sul de Goiás, passando pelo leste de Mato Grosso do Sul e oeste paulista.

“De 30 de março a 3 de abril, quase não chove nessas regiões. Na Bahia, a chuva avança com baixos acumulados, mas a umidade do solo deve continuar baixa. De 4 a 8 de abril, haverá chuva de cerca de 5 milímetros nas regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste, o que não ajuda na questão da umidade do solo”, disse.

De 9 a 13 de abril, a chuva retorna com 15 milímetros, até o sul do Paraná. Em São Paulo, norte paranaense, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, além de Triângulo Mineiro, são esperados apenas 5 milímetros de chuva no período.