Tempo

Frente fria pode provocar até 150 milímetros de chuva no Paraná e em São Paulo

Sistema passou pelo Rio Grande do Sul fazendo municípios registrarem 100 mm; pancadas diminuem na Bahia, mas faixa que vai do Pará ao Ceará pode registrar temporais

Depois de registrar mais de 100 milímetros em alguns municípios gaúchos, a frente fria avança e o tempo firme já retorna ao centro e ao sul do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (28). A chuva aumenta e persiste em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

“Para as áreas de soja do Rio Grande do Sul, a chuva chega tarde demais, mas para as áreas de milho segunda safra é uma boa umidade para a instalação”, diz Celso Oliveira, meteorologista do Agroclima.

Os temporais se intensificam do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, até a porção paulista do Vale do Ribeira. A condição é de muita chuva, acumulados altos, grande chance de trovoadas, ventania e, consequentemente, elevado risco de inundações e possibilidade de deslizamento de encostas.

A chuva também aumenta nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, por conta do calor, aumento da umidade e circulação de ventos. Há risco de trovoadas fortes, granizo e ventania.

No leste da Bahia, a chuva começa a diminuir gradativamente, mas temporais ainda são previstos do norte do Pará ao Ceará, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nas demais áreas do país, há chuvas irregulares e passageiras. A temperatura diminui em toda a região Sul.

A semana termina com chuva volumosa em Santa Catarina e Paraná, risco alto para chuva volumosa no litoral e na capital dos dois estados. No litoral do Paraná, entre sexta e domingo (30), o acumulado pode chegar a 150 milímetros.

A chuva também ganha força em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais a partir de sexta. Há possibilidade da formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), capaz de provocar dias consecutivos de céu encoberto e chuva frequente desde o Norte até o Sudeste.