Tempo

Nova frente fria vem aí: será que teremos chuva já nesta terça?

Sistema avança pelo Sul do país e leva bastante nebulosidade, enquanto outros fenômenos alimentam chuva na metade norte do país

chuva trator tempo chuva
Veja quais estados terão chuva nesta terça-feira. Foto: Rúben Duarte
Com apoio de

Sul

A passagem de uma frente fria costeira aumenta de forma significativa a nebulosidade sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e litoral do Paraná ao longo desta terça-feira, mas, por enquanto, não há previsão de chuva, somente variação de nuvens ao longo do dia.

Nas demais áreas da região, sol e tempo firme predominam.

Sudeste

O frio persiste durante a madrugada e manhã, e, gradualmente, as temperaturas sobem no período da tarde, mas não chega a fazer calor em grande parte do Sudeste.

Áreas de instabilidade no alto da atmosfera provocam chuva na região oeste de Minas Gerais, enquanto nas demais regiões o tempo firme predomina.

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade conhecidas como “cavados”, provocam chuva sobre a região central e norte de Mato Grosso e Goiás e também no Distrito Federal, que ainda acontecem de maneira mais isolada.

Nas demais áreas, o tempo firme predomina.

Nordeste

As áreas de instabilidade no alto da atmosfera provocam chuva sobre boa parte da Bahia, com maiores volumes novamente concentrados sobre o Recôncavo Baiano. Também chove de maneira isolada entre o litoral de Sergipe e Maranhão, enquanto o sertão nordestino e norte baiano permanecem com tempo seco.

Norte

Na terça-feira, destaque para o retorno da chuva ao estado do Tocantins, que volta a receber pancadas isoladas e passageiras durante a tarde, devido à instabilidades que atuam no alto da atmosfera.

Também há previsão de chuva sobre as demais áreas da região, com destaque para o norte do Amazonas onde são esperados os maiores acumulados.