Tempo

Frente fria, ciclone extratropical e até 100 milímetros de chuva; confira a previsão do tempo

Os próximos dias serão chuvosos em boa parte do Brasil, conforme indica a meteorologia

Chuva e mais chuva nesta sexta-feira (24). Presença de frente fria, chance de vendavais e volumes que podem chegar aos 100 milímetros de sábado (25) até a próxima quarta (29). Assim pode ser resumida a previsão do tempo da vez para o Brasil.

+ Milho 1ª safra: o que a previsão do tempo indica para a colheita?

Nesta sexta, um Vórtice Ciclônico em Médios Níveis (VCMN) continua levando chuvas para o Acre, inclusive na divisa com o Amazonas e na fronteira do Brasil com o Peru. Os acumulados podem chegar aos 80 milímetros (mm).

Município no extremo oeste do Brasil, justamente na região fronteiriça com o Peru, Mâncio Lima deve registrar grandes acumulados de chuva ao decorrer desta sexta. Segundo a previsão do tempo, deve chover 80mm pelas próximas 24 horas.

acumulados de chuva - 24032023

Chuvas entre 20mm e 45mm devem ser registradas por toda região Norte, além da porção norte de três estados nordestinos: Maranhão, Piauí e Ceará. Ainda nesta sexta, acumulado de 10mm a 20mm são esperados em ao menos outros cinco pontos do país:

  1. Rio Grande do Sul;
  2. Santa Catarina;
  3. Sul do Paraná;
  4. Região central de Mato Grosso; e
  5. Divisa de Mato Grosso com o Pará.

Por outro lado, a meteorologia indica que esta sexta-feira será de tempo firme em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. A mesma condição é prevista para a Bahia, o sul do Tocantins e o sul do Piauí.

Frente fria nos próximos dias

alerta amarelo, previsão do tempo, chuvas - frente fria - agricultura familiar
Foto: reprodução

Um frente fria começa a atuar sobre o Rio Grande do Sul a partir do sábado (25). Conforme a previsão do tempo, isso ocorrerá devido à formação de um ciclone extratropical sobre o Uruguai que deve se afastar da costa brasileira.

Essa frente fria, contudo, não deve ficar restrita somente ao território gaúcho. O fenômeno deve atravessar o sul do país, passar pelo estado de São Paulo e, por fim, chegar ao sul de Minas Gerais na próxima segunda-feira (27).

Durante a passagem dessa frente fria, espera-se, de acordo com a previsão do tempo para o período, volumes de chuvas na casa dos 20mm aos 35mm. Há, nesse sentido, possibilidade de vendavais, principalmente no Rio Grande do Sul.

Para os próximos cinco dias, os maiores volumes de chuva ficam no Acre, no Amazonas e no norte do Pará e do Maranhão. Segundo indica a meteorologia, os acumulados podem chegar aos 100mm no decorrer do período. Ou seja, muita chuva acumulada para essa porção do Brasil até a quarta-feira (29).

Previsão do tempo para a colheita do café

VBP do café
Foto: Heckel Junior/Acervo Seagri

O período da colheita do café começa no início de abril e se estende até agosto. Para os trabalhos de campo do grão para o próximo mês, a previsão é a seguinte:

café - chuvas em abril de 2023

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.