Tempo

Frente fria e formação de nevoeiro; confira a previsão do tempo

Mas segundo boletim da Climatempo, algumas áreas do país terão calor e sol nesta quinta-feira (8)

Um dia de variações climáticas pelo Brasil. Assim poderá ser definida a quinta-feira (8), ao menos pelo que indica a previsão da Climatempo. Conforme divulgado pela empresa de meteorologia, a data será marcada por fenômenos como frente fria e nevoeiro. Além disso, chuvas e temporais são aguardados em partes do país. Por outro lado, há áreas que devem contar com calor e sol.

+ Vídeo: tornado atinge área rural no Distrito Federal

Para esta quinta, a previsão indica que uma frente fria irá passar pelo sul e sudoeste baiano — o que tende a provocar mais temporais. Sem menção à frente fria, tempestades e chuvas fortes são aguardadas para outros pontos do Nordeste e do Norte brasileiro. Determinados pontos do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste também devem contar com registro de chuvas ao decorrer do dia.

Frente fria, nevoeiro e… calor

nova frente fria
Foto: Agência Brasil/arquivo

Enquanto parte da Bahia será impactada pela passagem de uma frente fria, a capitais catarinense e paranaense irão ser palco para uma outra condição climática. Isso porque a Climatempo indica que nevoeiro irá se formar em Florianópolis e Curitiba.

Sol, calor e tempo firme são alguns dos termos mencionados pela equipe de previsão do tempo para áreas como Porto Alegre (RS), capital paulista e Mato Grosso. Em certas áreas, o dia contará com chuvas e sol — serão os casos, por exemplo, do Maranhão, do sul do Piauí e do norte da Bahia.

Previsão do tempo para o Brasil

chuva acima da média
Foto: Freepik

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quinta-feira (8).

  • Sul

Chove em forma de pancadas isoladas apenas no centro-norte paranaense. Nas demais áreas do Sul brasileiro, o tempo firme predomina ao longo do dia, inclusive em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). As temperaturas ficam elevadas no período da tarde e continua fazendo calor em muitas áreas sulistas. Há formação de nevoeiro durante o amanhecer em Florianópolis e na Grande Curitiba.

  • Sudeste

As pancadas de chuva estão previstas para toda a região, com chuva forte com descargas elétricas no centro-norte do Espiríto Santo, pegando a Grande Vitória e por parte norte mineiro. No estado de São Paulo, as pancadas são mais isoladas, assim como entre a Região dos Lagos (RJ) e o litoral fluminense. No litoral e na capital paulista, o tempo abre e faz sol.

  • Centro-Oeste

A chuva ganha intensidade no Distrito Federal e é alto o potencial para temporais. Sol e chuva forte em Mato Grosso, no interior de Goiás e em Mato Grosso do Sul. As temperaturas continuam altas, principalmente no interior da região.

  • Nordeste

Tempo firme em parte do interior e no sertão nordestino. Dia de sol e calor, tempo abafado e chuva forte no Maranhão, no sul do Piauí e no norte da Bahia. Pouca chuva no litoral e aumento dos temporais, com a passagem de uma frente fria no sul e sudoeste da Bahia.

  • Norte

Quinta-feira com o aumento da chuva no interior do Amazonas e com risco para temporais. Demais áreas do Norte do país com sol, temperaturas altas, ar abafado e chuva forte, intercalando períodos de melhoria. Temporais isolados nas capitais da região.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.