Tempo

Frio prejudicará café do Sudeste e Paraná? Confira a previsão do tempo

A meteorologia aponta a tendência para as principais regiões produtoras do Brasil até maio. Duas frentes frias estão previstas no período

A safra do café vem registrando condições favoráveis às atividades de campo nos últimos dias, por causa da presença de uma massa de ar seco que impede a formação das nuvens de chuva no Sudeste, Centro-Oeste e em alguns pontos de Rondônia. Os maiores volumes acumulados foram registrados na faixa leste do Nordeste e na faixa entre o Pará e o Amazonas, com volumes em torno de 70 milímetros acumulados.

A expectativa é de avanço de uma frente fria para o Sudeste, que vai provocar chuva do Paraná ao sul de Minas Gerais e também em Mato Grosso do Sul já nesta quarta-feira, 6. O sistema não deve trazer elevados volumes acumulados e a chuva é mais passageira. Já na quinta-feira, 7, a tendência é de tempo firme novamente nas áreas produtoras de café.

Após a passagem da frente fria, as temperaturas diminuem, mas não chegam a cair tanto a ponto de provocar geada nem nas lavouras de café do Sudeste e nem no norte do Paraná. As mínimas ficam entre 7 °C e 12 ºC. Após essa onda de frio, não há condições para temperaturas tão baixas até pelo menos a última semana de maio.

No período de 10 até 14 de maio, outra frente fria avança e deve trazer um volume de chuva um pouco maior para áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul, podendo passar dos 50 milímetros acumulados. Para o Sudeste, o sistema não tem força o suficiente para provocar chuva expressiva.

Logo a partir da segunda quinzena de maio, a tendência é de diminuição da chuva no Paraná e no Sudeste, mas ainda com algumas instabilidades que podem provocar chuva pontual e de curta duração.