Tempo

Geada, trovoadas e ventos marítimos: confira a previsão do tempo para o início da semana

Enquanto algumas regiões do país contarão com pancadas de chuvas, outras irão encarar o tempo seco

Para quem está no Sul do Brasil, o início da semana será de rajadas de vento e pancadas de chuva, com direito à possibilidade de geada em parte do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, no entanto, a expectativa para os próximos dias é de predominância do tempo seco, com o alerta de risco de queimadas. É o que indica o boletim da Climatempo, com a previsão do tempo  para segunda (18) e terça-feira (19). O material fala, ainda, em trovoadas no Norte e presença de ventos marítimos na costa nordestina.

Previsão do tempo por região

Confira, abaixo, a previsão do tempo para cada uma das cinco regiões para o início da semana:

Segunda-feira (18)

  • Sul

Temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geada na maior parte do estado. Em Santa Catarina e em boa parte do Paraná, o tempo fica instável, com fortes e frequentes pancadas de chuva. Raios e rajadas de vento são esperados para o litoral norte catarinense, o litoral paranaense e a Região Metropolitana de Curitiba.

  • Sudeste

Tempo mais fechado no leste paulista, com chances de chuva no litoral. Em Paraty e na cidade do Rio de Janeiro, há possibilidade de chuviscos pela manhã. Na maior parte da região, no entanto, o tempo fica firme ao longo do dia.

  • Centro-Oeste

O tempo seco continua predominando e com um agravante: risco de aumento no número de focos de queimadas Na região, o Cerrado compreende o bioma mais afetado por essa condição climática.

  • Nordeste

Previsão de chuvas mais frequentes entre a faixa leste — litoral e agreste — da Bahia e de Alagoas. Pancadas isoladas de chuva são aguardadas para as demais áreas da costa leste e norte da região. Tempo firme e muito calor em praticamente todo o território nordestino.

  • Norte

risco de trovoadas isoladas no Acre e em parte do Amazonas. O tempo fica aberto em boa parte do Pará, do Tocantins e em Rondônia.

previsão do tempo - geada - defesa civil sc
Deve gear no Rio Grande do Sul na segunda-feira (18) | Foto: Defesa Civil de SC

Terça-feira (19)

  • Sul

Tempo fechado entre Florianópolis (SC) e o litoral paranaense. Tempo firme no Rio Grande do Sul e em grande parte do Paraná.

  • Sudeste

Chance de chuvas no litoral paulista. Contudo, o principal destaque continua sendo o predomínio de tempo firme na maior parte da região.

  • Centro-Oeste

As condições de tempo permanecem bem parecidas em toda a região (em relação ao dia anterior). O sol predomina e não chove em nenhuma área.

  • Nordeste

A circulação de ventos marítimos mantém a chance de chuvas ao longo da costa leste da região. Não chove no interior nordeste e nem no Ceará e no Piauí.

  • Norte

O cenário continua bem parecido (com o de segunda-feira), com tempo aberto em parte do Pará, em Rondônia e no Tocantins. Nas demais áreas da região, há condições para pancadas de chuva, podendo vir, inclusive, com trovoadas.

previsão do tempo - ventos - pexels
Ventos marítimos devem chegar à costa do Nordeste na terça-feira (19) | Foto: Reprodução/Pexels

Leia também: La Niña até o verão de 2023 pode levar à quebra de safra de soja no Sul