Tempo

Hora do plantio? Saiba se a previsão do tempo pode favorecer os trabalhos

Mesmo com o fim do vazio sanitário próximo é preciso ter cautela na instalação da safra 21/22 em alguns estados; entenda

A frente fria avança pelo Sul e já provocou volumes de quase 100 milímetros no Rio Grande do Sul com rajadas de 80 km/h. O estado ainda tem chances de registrar 150 milímetros nos próximos 7 dias. O sistema avança e alcança o Paraná levando umidade para boa parte do estado e melhorando as condições de plantio da safra 21/22.

“Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sudoeste e sul do Paraná terão mais condições para dar largada nas sementes”, diz Desirée Brandt, meteorologista.

Já na faixa norte do Paraná, boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, Tocantins e sudoeste do Pará o sinal ainda é vermelho, mesmo com o fim do vazio sanitário que está próximo em diversas áreas. Norte de Mato Grosso e Rondônia terá condições climáticas pontualmente favoráveis para o plantio e, nestas áreas, segundo Brandt, o sinal é amarelo.

Na quarta-feira, 15, a frente fria chega ao estado de São Paulo, muda o tempo e avança espalhando temporais em algumas áreas. Há previsão de chuva a qualquer momento do dia com altos volumes no litoral e sul do estado, no Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.

Parte de Mato Grosso, norte de São Paulo e Rio de Janeiro, chuva chega a tarde em forma de pancadas com trovoadas. Ainda há instabilidades se espalhando pelo leste de Santa Catarina e serra gaúcha, mas muitas vezes em forma de chuvisco.

A massa de ar frio que anda na retaguarda da frente fria faz as temperaturas despencarem e provoca geadas na campanha gaúcha. Tempo firme, ensolarado e quente entre Minas Gerais e o Nordeste. Há chances de chuva irregulares entre a costa da Bahia até o litoral do Maranhão e na região Norte, tempo abafado, quente e com trovoadas à tarde.