Tempo

Início da semana deve ser de chuvas isoladas em grande parte do país; confira

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas devem aparecer em cidades do Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Segunda-feira, 22

Sul 

A semana inicia com condição muito semelhante nos três estados. Por conta das manhãs mais amenas, o dia começa com nevoeiro na Serra Gaúcha, interior catarinense e sul do Paraná. Apenas na fronteira sul gaúcha ainda há chance de pancadas de chuva, mas de maneira rápida e isolada.

Nas demais áreas do estado, o sol aparece entre muitas nuvens, mas sem chance de chuva. Em Santa Catarina e no Paraná o tempo segue firme, com sol e pouca nebulosidade na maior parte do dia.

Sudeste 

Manhã com nevoeiro na metade oeste de Minas Gerais e Espírito Santo. Isso porque as temperaturas mais baixas somadas a disponibilidade de umidade que é transportada do oceano em direção a estas áreas, favorece a formação do fenômeno.

Mas ainda pelo início da manhã o sol volta a predominar e o dia é de sol com pouca nebulosidade em todo o Sudeste. Temperaturas ainda se elevam no período da tarde e os índices de umidade relativa do ar preocupam no oeste de São Paulo e de Minas Gerais.

Centro-Oeste 

Na segunda-feira, nada muda. As manhãs começam com temperaturas amenas, mas durante a tarde o sol volta a brilhar forte e o calor predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Por enquanto, sem condição para chuva.

Nordeste 

A semana começa ainda com previsão de chuva sobre quase toda a faixa litorânea do Nordeste, ainda de forma pontual e passageira, com acumulados levemente mais expressivos entre Sergipe e Alagoas. Desta vez, o tempo firme passa a predominar sobre todo o estado do Piauí e Ceará, assim como no interior da região Nordeste. Intensas rajadas de vento serão observadas por todo o território.

Norte 

A semana começa ainda com predomínio de sol e tempo firme sobre grande parte do Norte Brasileiro, que sofre com a influência de uma massa de ar mais seco. Pancadas isoladas de chuva serão observadas no oeste do Acre, oeste e norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, especialmente devido à combinação entre calor e umidade.

Terça-feira, 23

Sul 

Na terça-feira um novo sistema frontal começa a se aproximar do Rio Grande do Sul e já provoca chuva na região de Fronteira com o Uruguai. Atenção para a ocorrência de temporais nestas áreas.

Sudeste

A terça-feira tem condições semelhantes aos dias anteriores: o tempo firme prevalece em todo o Sudeste e as temperaturas seguem elevadas, acima da média para o período. Atenção à formação de nevoeiros no período da manhã no Espírito Santo e leste de Minas Gerais.

Centro-Oeste 

A terça-feira segue com o tempo seco e quente em todo o Centro-Oeste, os índices de umidade relativa do ar ficam baixos à medida que as temperaturas segue altas na região.

Nordeste

Atenção ao aumento de chuvas em meados da semana desde o Pernambuco até o Ceará quando a circulação dos ventos atmosféricos voltam a intensificar as nuvens de precipitação sobre a região.

Norte 

terça-feira será sem grandes mudanças no tempo, com a chuva ainda mais concentrada na faixa desde o norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. Segue sem chuva em Rondônia e no Tocantins.