Tempo

Inverno vem aí: confira a previsão do tempo para a nova estação

Período começa com chuva forte no Sul, mas expectativa para a estação é de volumes abaixo da média

O inverno de 2022 no Hemisfério Sul tem início às 6h14 desta terça-feira (21) e vai até as 22h04 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília. A nova estação ainda vai ter influência do La Niña, resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial. Embora o inverno comece com chuva forte em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a previsão do tempo para esta terça e quarta-feira (22) é de chuva abaixo da média na região Sul.

“Justamente porque teremos uma menor quantidade de dias nublados, a tendência é de temperatura acima da média nos próximos três meses no Sul”, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.

Norte e Nordeste

Já na faixa leste do Nordeste e em parte da região Norte, o índice de chuva poderá ficar acima do normal, afetando o nível dos rios da bacia amazônica.

Sudeste e Centro-Oeste

No Sudeste e no Centro-Oeste, boa parte dos estados vai ter o que é esperado pela climatologia em relação à chuva neste inverno, mas o frio pode ser mais intenso do que o esperado em algumas áreas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

“A maioria das frentes frias são oceânicas e poucas conseguem ter influência relevante no interior do país nessa época”, diz Brandt.

Ondas de frio

A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada do mês de junho para julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena e a segunda, no fim do mês.

Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na região Sul e até em áreas do Sudeste.

A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para a formação de geada em pequenas áreas da região Sul.