Tempo

La Niña leva geada ao Sul em pleno novembro; invernada atinge 4 estados nesta semana

Baixas temperaturas no Sul ajudam a elevar teor de açúcar de frutas natalinas. Na área com invernada pode haver acumulado de chuva de até 175 mm em sete dias

Geada em pleno novembro é o que vamos verificar nas próximas madrugadas nos pontos mais altos da região Sul. Sob os efeitos do fenômeno La Niña, é normal a primavera e o verão apresentarem temperaturas baixas no Sul e faixa leste do Sudeste. Por isso, há previsão de geadas na Serra Catarinense na madrugada da próxima quarta-feira (10).

As baixas temperaturas devem ajudar a adocicar frutas natalinas, como o pêssego, já em processo de colheita. A expectativa é de produção com boa qualidade neste ano. No ano passado ocorreram geadas em Santa Catarina em novembro, também sob La Niña.

Invernada

Entre Minas Gerais e Rondônia, a chuvarada continua e deixa as temperaturas da tarde mais baixas até meados da semana que vem. Ou seja, uma invernada em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

Os acumulados previstos de chuva variam entre 150 e 175 milímetros em sete dias em áreas do oeste e norte de Goiás, como Jussara e Niquelândia, além do Distrito Federal. Mas, pontualmente, não será estranho mais de 200 milímetros em apenas cinco dias em talhões de Sapezal (MT) e Vilhena (RO).

As atividades de campo serão comprometidas como a aplicação de defensivos para doenças fúngicas. Além disso, a chance de aparecimento de ferrugem será elevada no decorrer de novembro e início de dezembro nesses quatro estados que terão invernada.

Em termos de reposição de umidade no solo, espera-se aumento de pelo menos 20 pontos percentuais em uma semana no Triângulo Mineiro, Cerrado de Minas Gerais e centro e leste de Goiás.