La Niña: previsão do tempo alerta para volta do fenômeno ao fim de 2021 Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

La Niña: previsão do tempo alerta para volta do fenômeno ao fim de 2021

O NOAA, divulgou nesta quinta, 8, relatório sobre a temperatura do oceano Pacífico Equatorial

O Departamento de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos (NOAA), divulgou nesta quinta-feira, 8, relatório sobre a temperatura do Oceano Pacífico Equatorial. O estudo mostrou que a chance do aparecimento do La Niña aumentou para o fim deste ano em relação à previsão de junho.

“Esse padrão prossegue, pelo ou menos, até janeiro, fevereiro e março de 2022 com potencial de quase 70% de chance de La Niña entre novembro e janeiro. Nas águas mais profundas do oceano ainda não há expectativa de um resfriamento, mas mesmo que eventualmente permaneça a neutralidade com viés frio, os efeitos serão semelhantes, mesmo sem a configuração do fenômeno”, explica a editora-chefe do tempo, Pryscilla Paiva.

O efeito do La Niña será visto apenas durante o período úmido brasileiro e a expectativa é de chuva acima da média no Norte e Nordeste e abaixo da média no Sul e no Mercosul.

“Agora, estamos sob neutralidade, embora a chuva continue abaixo da média no Sul. De qualquer forma, para a agricultura, melhores condições para o desenvolvimento das lavouras no Matopiba são esperadas, embora também exista chance de invernada durante a colheita”, diz Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Segundo ele, por outro lado, Sul e Mercosul podem ter perdas pontuais pelas estiagens regionalizadas. “Sudeste e Centro-Oeste ficarão no meio com São Paulo e Mato Grosso do Sul com previsão de estiagens regionalizadas e Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso com chuva mais persistente no próximo verão”, explica ele.

Sair da versão mobile