Tempo

Nova frente fria se aproxima e pode atingir áreas de milho; saiba onde

A chuva continua em forma de pancadas e sem grandes volumes, o que traz inúmeras preocupações para os produtores

Uma depressão subtropical classificada no início desta semana pela Marinha do Brasil ganhou mais intensidade, agora classificada como Tempestade Subtropical cujo nome “Potira” (flor em Tupi-Guarani). Esse sistema atua entre a costa de São Paulo e Rio de Janeiro, mas suas consequências seguem mais abrangentes deixando o tempo parcialmente instável sobre todo o Sudeste, como o caso do litoral do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo que registraram chuva no decorrer da madrugada e partes do litoral do Sul do Brasil.

O volume chegou a 50 milímetros no porto de Santos e chegou a chover forte também em parte da Bahia. A região produtora de cacau em Ilhéus recebeu 75 milímetros de chuva. A chuva vai continuar intensa, principalmente na região de Sealba, que engloba os estados do Sergipe, Alagoas e Bahia, o que vai beneficiar as lavouras destes estados.

Na quinta-feira, 22, a tempestade começa a se afastar, por isso a chuva diminui de intensidade na costa do Sudeste, mas ainda há previsão de ventos fortes. Na costa de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo tem chance para chuva fraca, mas com menores acumulados que nos dias anteriores.

A partir deste fim de semana, uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil e vai levar chuva isolada para as áreas de milho segunda safra do Paraná. No sábado, a umidade até aumenta no oeste de Mato Grosso do Sul e pode chover de maneira mais abrangente, com volumes mais expressivos.

Nas demais áreas do estado, a metade sul de Mato Grosso e Goiás seguem com o tempo firme. A chuva continua em forma de pancadas e sem grandes volumes pelo oeste e norte do Mato Grosso, o que traz inúmeras preocupações para os produtores de milho.