Tempo

Novo tornado pode se formar no Brasil nesta terça-feira; veja onde

De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, a possibilidade é pequena, mas existe. Entenda como se formam os tornados

Dois tornados foram registrados no meio-oeste de Santa Catarina na sexta-feira, 14. De acordo com a Somar Meteorologia, o primeiro atingiu Irineópolis e o segundo causou estragos em Água Doce, Ibicaré e Tangará. Ambos vieram com chuva forte, granizo e rajadas intensas de vento, que destelharam granjas. Alguns animais ficaram embaixo de escombros e outros, desalojados.

Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Lorenzi, alguns produtores perderam toda a estrutura de produção. Ele reforça a importância do apoio do governo neste momento, na forma de crédito para que o setor possa se reerguer. “Precisamos de ações rápidas para que essas construções sejam erguidas o quanto antes e para que o produtor possa voltar a fazer aquilo que sempre fez com muito amor e carinho”, diz.

Alerta

A meteorologista Desirée Brandt, da Somar, diz que os tornados são provenientes de nuvens muito carregadas. “Dentro delas, há correntes muito fortes ascendentes e descentes, além de velocidades diferentes conforme a altura da nuvem, o que chamamos de cisalhamento do vento. Quando ocorre esse cisalhamento, forma-se o funil, que, quando encosta no chão, chamamos de tornado”, explica.

Desirée afirma que nesta terça-feira, 18, há grande chance de formação de nuvens carregadas, que podem até gerar nuvem funil e tornado no meio e oeste do Paraná e na metade sul de Mato Grosso do Sul. “Existe essa pequena possibilidade”, diz.