Tempo

Três novas ondas de frio devem atingir o Brasil até o fim do mês; saiba onde

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva se espalha a partir do fim de semana no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Nesta terça-feira, 18, o avanço de uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na região Sul. De acordo com a previsão do tempo, há possibilidade de geada ao amanhecer na Campanha e Serra Gaúcha, assim como na Serra Catarinense, onde os termômetros ficam abaixo de 4 °C. Nas demais áreas, o frio ganha força, mas não chega a gear.

Há previsão de chuva somente no litoral do Paraná, enquanto as demais regiões e estados permanecem com tempo firme.

Chuva no Centro-Sul

A maior novidade do tempo na semana é o avanço das frentes frias chuvosas pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O acumulado previsto em três dias, de sexta-feira 21 a domingo, 23, será baixo e não há previsão de uma grande reposição da umidade do solo.

“Mas é um começo, já que outros sistemas frontais vão se formar na mesma área no decorrer da semana que vem, trazendo alívio para muitos produtores de milho, algodão, cana de açúcar, café, laranja, feijão, além de pastagens”, afirma Pryscilla Paiva, editora-chefe do tempo do Canal Rural.

Com as frentes frias ativas mais ao Norte, as ondas de frio também avançam mais pelo Centro-Sul do Brasil. “São três quedas consecutivas, uma no dia 19, outra em 27 e a terceira entre 29 e 30 de maio. A segunda e a terceira ondas de frio serão as mais intensas, mas não devem alcançar áreas de milho, café e cana de açúcar, por exemplo, ao menos com as projeções feitas por enquanto. No Paraná, a mínima prevista alcança 4 °C em Cascavel e Pato Branco no dia 26 de maio e 5 °C em Francisco Beltrão nos dias 26 e 27 de maio”, afirma Pryscilla.

O tempo no Norte e no Nordeste

Já no Nordeste, as próximas duas semanas serão menos chuvosas. Na região Norte, a precipitação será intensa sobre Roraima, Amapá e norte dos estados do Pará e do Amazonas. Dessa forma, o Rio Negro, na altura de Manaus, já passou dos 29 metros e já é considerada a terceira maior cheia da história.