Tempo

Pancadas de chuva devem atingir o Sul; confira a previsão para todas as regiões nesta quinta

A expectativa é de pancadas de chuva para a região Sul, enquanto altas temperaturas são observadas no Sudeste

la niña, céu de brigadeiro, tempo firme, previsão do tempo
Foto: Pixabay

Sul

A previsão do tempo para esta quinta-feira indica pancadas de chuva espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul e litoral do Paraná. A chuva ocorre a qualquer hora do dia com potencial para temporais em Santa Catarina e índices maiores devem ser ser acontecer na Grande Florianópolis.

No Rio Grande do Sul, a chuva deve ocorrer mais localizada no início do dia na faixa norte e nordeste, e depois o sol volta a aparecer entre nuvens. Já na metade sul e litoral do Paraná, e ainda Região Metropolitana de Curitiba, as pancadas ocorrem no final do dia.

Sudeste

A região Sudeste deve ter nebulosidade e eventual chuva fraca no litoral paulista e região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, por causa de uma área de baixa pressão atmosférica na costa e a aproximação de uma frente fria pelo oceano. O destaque fica por conta de ventos de até 50 km/h em São Paulo e na costa fluminense. Nessas áreas, a circulação dos ventos a mais ou menos 2 quilômetros de altura podem até mesmo favorecer o transporte de fumaça de queimadas do interior do Brasil para o oeste paulista.

Para as demais áreas do Sudeste, a previsão é de sol e calor predominando.

Centro-Oeste

As áreas de instabilidade devem favorecer o aumento da quantidade de nuvens sobre Mato Grosso do Sul, mas que não estão associadas a chuva. As temperaturas também tendem a cair no sul e oeste do estado, mas, por enquanto, nada de frio.

Em contrapartida, o calor ganha força em áreas de Mato Grosso, Goiás e também na capital federal, com máximas que vão passar de 30 °C durante a tarde. Enquanto os termômetros sobem, os níveis de umidade relativa do ar tendem a cair ainda mais.

Nordeste

Na Bahia, a presença de uma região de alta pressão atmosférica vai favorecer temperaturas mínimas mais baixas na manhã de quinta na região da Chapada Diamantina, mas durante a tarde as máximas se elevam e a umidade relativa do ar fica baixa. A chuva segue ao longo do litoral leste da região e no norte do Maranhão, mas, novamente, de forma rápida e pontual. Ventos no litoral norte devem atingir 60 km/h.

Norte

Temporais devem atingir Acre, Amazonas, Roraima e norte de Rondônia, incluindo as capitais desses estados. No sul do Pará e de Rondônia e no Tocantins, ainda não será desta vez que a chuva retorna. As temperaturas seguem muito elevadas, com valores de máxima acima da média para a época do ano.