Tempo

Previsão do tempo: abril vai começar com temporais, frente fria e risco de granizo

Vendaval do litoral do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro também devem ser registrados

O primeiro dia de abril será marcado pelo avanço da frente fria pelo Centro-Sul do país. De acordo com a previsão do tempo para o sábado (1º), esse sistema chegará ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Mesmo sem esperar altos volumes de chuva, há potencial para temporais — isso por causa da combinação entre calor e umidade.

+ Como está a relação do tempo com a colheita de arroz?

Além disso, a frente fria prevista para este sábado pode provocar temporais com ventos, trovoadas e descargas elétricas. Isso pode ocorrer, a saber, desde Mato Grosso até o Rio de Janeiro. Inclusive já há potencial para eventual queda de granizo na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Fora a frente fria e os temporais, a previsão do tempo para sábado destaca o vendaval, com rajadas de até 70 quilômetros por hora (km/h) no litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná. Enquanto isso, a meteorologia indica ventos de até 55 km/h na faixa que vai do litoral do Paraná ao Rio de Janeiro.

Temporais, frente fria e chuva volumosa

frente fria e temporais
Foto: Freepik

Ainda em relação ao sábado, há previsão de chuva volumosa no oeste mato-grossense e também em boa parte da faixa que vai desde o Amazonas até o Rio Grande do Norte, que estará sob efeito da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT).

Por outro lado, o tempo firme predomina entre o norte de Minas Gerais e o interior do Nordeste, assim como no nordeste de Goiás, no Distrito Federal e no sudeste do Tocantins. Essa porção do país estará sob efeito de uma massa de ar seco. Associada a uma área de alta pressão atmosférica em níveis médios da atmosfera, essa condição acaba inibindo a formação de instabilidades e chuvas.

No Rio Grande do Sul, o tempo começa a secar também neste sábado após a frente fria dar lugar ao avanço de uma massa de ar seco e frio. Porém, ainda deve chover de forma fraca na metade norte do estado pela manhã, tendo o resto do dia com muita variação de nuvens.

Com os ventos mudando de direção, um ar frio tende a chegar em partes do Sul do Brasil, mas a queda de temperatura não será suficiente para ocorrência de potenciais geadas na madrugada de sábado para domingo. Isso porque ainda terá presença de nuvens e, principalmente, a aproximação de uma nova frente fria, que deverá provocar aumento das temperaturas.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.