Tempo

Previsão do tempo: chuva pode causar transtornos neste fim de semana

De acordo com a Somar Meteorologia, a metade norte do país ainda concentra as precipitações mais volumosas e atenção deve ser redobrada

Com apoio de

Sábado, 9

Sul

No sábado, não há condição de chuva em toda a região, porém, logo pela manhã, destaque para a formação de névoa úmida e/ou nevoeiro na faixa leste, desde a serra gaúcha até o Paraná (entre Curitiba e o litoral). Nas demais áreas dos três estados, condição de céu claro, pouca presença de nebulosidade.

O frio vai perdendo força aos poucos com a gradativa elevação da temperatura, tanto pela manhã quanto à tarde, isso por conta da mudança na direção dos ventos que voltam a soprar do quadrante Norte.

Sudeste

Já não chove sobre a maior parte do Sudeste devido ao avanço da massa de ar seco, segundo a previsão do tempo. O dia ainda amanhece com potencial de geada em pontos da Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão (SP), Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Maria da Fé (MG), Monte Verde (MG) e Itapeva (MG)).

Fora isso, o dia começa com névoa úmida entre o sul paulista, região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e litoral norte do estado, além de em pontos do Rio de Janeiro.

Chuva no litoral desde o norte fluminense até o norte capixaba por conta da umidade vinda dos ventos que circulam em direção à costa, mas já sem grande intensidade.

Centro-Oeste

O tempo firme predomina na maior parte da região devido ao avanço da massa de ar seco. Apesar disso, as temperaturas ainda não ficam muito elevadas.

Pancadas isoladas e sem grande intensidade devem ser registradas apenas no extremo norte de Goiás e no nordeste de Mato Grosso por conta de instabilidades tropicais.

O tempo firme volta a predominar no Distrito Federal.

Nordeste

O dia amanhece com chuva de Salvador (BA) a Aracaju (SE) e a atenção precisa ser redobrada no decorrer do dia, pois a chuva pode ser volumosa e acompanhada por ventos de até 80 km/h. A chuva pode provocar estragos no Recôncavo Baiano em especial.

Em áreas costeiras de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, são esperadas pancadas isoladas e sem grande intensidade. Tem previsão de chuva também no sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia por conta de instabilidades em altos níveis da atmosfera, porém, serão pancadas rápidas e sem grandes acumulados.

Nas demais áreas do Nordeste, tempo firme.

Norte

Pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol ainda devem ser registradas na maior parte da região. Os maiores acumulados devem ficar no norte do Amazonas, no Amapá e no norte do Pará. No Tocantins, a chuva ainda não vem com grandes acumulados, mas trovoadas podem ser registradas.

Tempo firme em Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas.

Domingo, 10

Sul

O domingo ainda pode amanhecer com névoa úmida no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. O fenômeno que reduz a visibilidade horizontal não deve durar muito tempo e logo dá lugar ao sol.

Nas demais áreas desses dois estados, além de em todo o Rio Grande do Sul, o dia será de céu claro, sol, pouca presença de nebulosidade e gradativa elevação da temperatura.

Sudeste

O tempo firme chama a atenção em praticamente toda a região. Chove apenas na metade norte do Espírito Santo, mas de forma rápida, isolada e sem grandes acumulados.

Na faixa leste do estado de São Paulo ainda há potencial para redução da visibilidade horizontal com formação de névoa úmida e/ou nevoeiro.

Com relação às temperaturas, o friozinho persiste na serra da Mantiqueira e o potencial de geada é mantido nas mesmas cidades: Campos do Jordão (SP), Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Maria da Fé (MG), Monte Verde (MG) e Itapeva (MG).

Centro-Oeste

A chuva volta a se espalhar por boa parte de Mato Grosso devido à formação de instabilidades em níveis médios da atmosfera, há mais ou menos 5 km de altura. No entanto, serão pancadas rápidas, isoladas e sem grandes acumulados que devem atingir o centro e norte do estado.

Enquanto isso, o tempo firme predomina em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Nordeste

No domingo é mantida a condição de céu nublado e chuva a qualquer momento do dia de Salvador (BA) a Aracaju (SE). Os acumulados podem ser expressivos e não se descarta o risco de transtornos como deslizamentos de terra. Condição de chuva volumosa também no norte do Maranhão por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Em contrapartida, o tempo firme deve predominar no centro e oeste da Bahia, no oeste de Pernambuco, no sul do Ceará, na maior parte do Piauí e no leste e sul do Maranhão.

Norte

A chuva ainda se espalha pela região e os maiores acumulados persistem na faixa norte desde o Amazonas até o Pará. Em Rondônia vale ressaltar que volta a chover, mas de forma isolada e sem grandes acumulados.

Enquanto isso, o tempo firme predomina na maior parte do Tocantins, no Acre e no sudoeste do Amazonas.